O impacto do sistema Mild Hybrid (MHEV) na redução da emissão de CO2 tem sido questionado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e por vários jornalistas especializados. Segundo a associação, a contribuição para a descarbonização é pequena e, por isso, os carros que usam esse sistema serão excluídos do ranking de eletrificação.
No caso dos recentes lançamentos da Fiat, Pulse Hybrid e Fastback Hybrid, a redução na emissão de CO2 é de apenas 7 g/km. A informação é da própria Fiat para seus distribuidores, indicando que os modelos híbridos conseguiram uma redução de -6,4% (Fastback) e -6,8% (Pulse).
Equipados com um sistema híbrido leve de 12 volts (que a ABVE chama de micro-híbrido), a dupla de eletrificados nacionais da Fiat obteve as seguintes reduções na emissão de CO2 (gás de efeito estufa):
- Fastback Hybrid: de 108 g/km para 102 g/km
- Pulse Hybrid: de 102 g/km para 95 g/km
Outra montadora que usa o sistema híbridro leve em carros nacionais é a Caoa Chery, porém é um MHEV de 48 volts e que aumenta em 10 cv a potência do carro. Segundo o PBEV do Inmetro, os modelos Tiggo 5X e Tiggo 7podem ter os seguintes valores de emissão de CO2 (dependendo da configuração).
- Tiggo 5X Hybrid: de 127 g/km para 111 g/km
- Tiggo 7: de 126 g/km para 116 g/km
Já o sistema HEV da Toyota é mais eficiente (e mais caro) do que os MHEV da Fiat e da Caoa Chery. Como os modelos Corolla e Corolla Cross convencionais usam um motor a combustão maior e mais potente (2.0 contra 1.8 híbrido), as reduções de CO2 no catálogo atual são maiores.
- Corolla 2.0: 100 g/km
- Corolla 1.8 Hybrid: 75 g/km
- Corolla Cross 2.0: 109 g/km
- Corolla Cross 1.8 Hybrid: 79 g/km