Fiat revela os preços de Pulse e Fastback híbridos, seus dois primeiros produtos eletrificados fabricados no Brasil, e detalha como o sistema Bio-Hybrid desenvolvido em Betim (MG) funciona
A Fiat apresentou nesta terça (5) Pulse e Fastback híbridos e afirmou querer ser protagonista do futuro da mobilidade. A dupla e SUVs será equipada com o agora chamado motor T200 Hybrid e ganhou algumas novidades. O sistema híbrido será implementado primeiro nas versões Audace e Impetus de cada carro.
Além do motor com baterias extras, os modelos também receberam nova interface no painel digital de sete 140.990; Fastback Audace T200 Hybrid, R$ 151.990; Fastback Impetus T200 Hybrid, R$ 161.990.
Os SUVs foram escolhidos para estrear a tecnologia híbrida da Fiat pelo sucesso comercial. A novidade, segundo a Fiat, reflete o compromisso da empresa por uma indústria automotiva mais sustentável através da combinação entre etanol e eletrificação, alternativa competitiva de transição para a mobilidade de baixo carbono alinhada ao potencial da matriz energética no Brasil.
"Temos a obrigação de liderar esta nova era de transformações. O DNA de inovações está presente na Fiat, que sempre revolucionou e democratizou tecnologias no Brasil. Por isso, nossos SUVs vão impulsionar mais uma revolução, desta vez, intensificando nossos esforços em oferecer uma mobilidade
Durante os próximos anos, o Grupo Stellantis promete mais de 40 novos modelos e oito novos powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas (para todas as suas marcas), resultado de parte dos R$ 32 bi anunciados em investimentos até 2030.
Como é o motor T200 Hybrid
Nas inéditas versões híbridas, o motor T200 Flex segue aliado ao câmbio CVT de sete marchas e segue com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, mas agora oferece mais eficiência energética e redução no consumo de combustível.
O Pulse teve redução de 10,7% na gasolina e no etanol; já o Fastback teve queda de 11,5% no consumo de gasolina e de 9,8% no etanol.
Como funciona?
O sistema híbrido da Fiat possui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida. Esse sistema híbrido tem duas baterias de 12V e é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico e energia para carregar as baterias - que são de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah.
O sistema tem potência de até 3kW e funciona através de quatro modos de operação:
1. e-Start&Stop: função Start-Stop durante paradas. Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão. Em desacelerações, ele fica em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia.
2. e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor a combustão, reduzindo o consumo.
3. Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias estão com baixa carga e o alternador prioriza o carregamento. No modo neutro, as baterias estão carregadas e o alternador permite que elas mantenham as cargas elétricas do veículo.
4. e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em elétrica, que é armazenada nas duas baterias. O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional.
Estes modos de operação formam um ciclo sequencial que será representado -de forma lúdica- pelo novo painel digital - que tem sete polegadas na versão Impetus e 3,5" na Audace, com imagens representativas de cada fase para que o motorista consiga gerenciar a eficiência.
Ah, detalhe: a cor Azul Amalfi do Fasrtback que você vê nas imagens será exclusiva das versões híbridas, para os dois SUVs.