A Fiat sabe que a partir de 2023 os consumidores de picapes farão uma pergunta que não se fazem hoje: Nova Strada ou Nova Montana? A chegada da nova geração do Chevrolet Montana, que será oficialmente apresentado no dia 1º de dezembro (quinta-feira), terá uma resposta à altura.
Bicampeã nacional de vendas (2021 e 2022), a Nova Strada ganhará melhorias na linha 2024, que chega já em 2023. A principal novidade será a utilização do motor 1.0 Turbo Flex T200 de 125/130 cv (gas/eta) já no primeiro semestre. O conjunto motor-câmbio será o mesmo do Fiat Pulse Impetus, com câmbio CVT de 7 marchas.
Atualmente o Fiat Strada já tem uma versão automática CVT, mas a transmissão está associada ao motor 1.3 aspirado flex de 98/107 cv (g/e), nas versões Volcano e Ranch. A notícia de que a Nova Strada terá uma versão turbinada foi dada inicialmente pela revista Quatro Rodas.
Recentemente, o site Autos Segredos, baseado em Minas Gerais, fotografou dois protótipos da Nova Strada andando muito forte na BR-040. Segundo o site, o Fiat Strada 2024 ganhará o motor 1.0 turbo justamente nas versões Volcano e Ranch, além de piloto automático.
A Fiat acredita que o motor turbo será fundamental para que a Nova Strada segure o ímpeto da Nova Montana em sua estreia. A picape da Chevrolet terá motor 1.2 turbo flex de 132/133 cv com câmbio automático de 6 marchas.
A ideia da GM é posicionar o Chevrolet Montana numa faixa que ataque duas picapes da Fiat ao mesmo, Strada e Toro. Vai ser, portanto, uma batalha de desempenho, consumo e equipamentos.