O portfólio da Fiat será 100% de carros elétricos até 2027, ou seja, dentro de apenas cinco anos. A informação “vazou” durante a apresentação dos resultados financeiros do Grupo Stellantis em 2021 e vale para o mercado europeu. Mas já há três modelos elétricos confirmados para o Brasil e a nova geração do Fiat Uno pode ser o “quarto elemento”.
A Fiat é uma das marcas mais populares da Stellantis e sua adesão total aos carros elétricos mostra como ela está se transformando rapidamente. O motor a combustão sairá de cena dos carros da Fiat um ano depois da Lancia (2026), junto com a Alfa Romeo (2027) e um ano antes da Opel (2028).
Dois veículos comerciais, e-Ducato e e-Scudo, também estão nos planos para o Brasil. Junto com o 500e, estes podem ser os primeiros três carros elétricos da Fiat no país em que lidera o mercado de forma robusta. A nova geração do Uno (ou Panda), que será baseada no conceito Centoventi (2019), deve ser o carro que vai popularizar a marca Fiat no mercado europeu.
Devido à história do Fiat Uno no Brasil, o modelo é tido quase como certo para impulsionar a revolução da Fiat na questão dos carros elétricos. No momento, o mercado de carros 100% elétricos é dominado por veículos caros, como o Volvo XC40 e o Porsche Taycan, mas isso começa a mudar. Em 2021, o carro elétrico mais vendido no Brasil foi o Nissan Leaf, que já se situa em um patamar mais baixo de preço.
Há um forte movimento de algumas marcas para importar carros 100% elétricos de menor preço, na faixa de R$ 150 mil ou abaixo. A JAC Motors foi a primeira, ao trazer o modelo e-JS1. O próximo deve ser o Renault Kwid E-Tech, previsto para este ano. A Caoa Chery estuda trazer o pequeno EQ1 e a Great Wall pode trazer o Ora Punk Cat (versão chinesa do Volkswagen Fusca). Neste cenário, o Fiat Uno elétrico seria um forte concorrente.