Demorou, mas finalmente a picape Fiat Toro deve entrar no mercado dos Estados Unidos. Porém, esta história é um tanto complexa e tem a ver com questões industriais e de mercado, envolvendo diferentes marcas. Trata-se de uma reação da Stellantis (leia-se Ram) ao sucesso comercial das picapes Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz nos EUA.
Quando foi lançado no Brasil, ainda pela antiga FCA, o Fiat Toro não interessou ao mercado estadunidense. Isso porque, com “apenas” 4,94 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos, a picape foi considerada pequena para os Estados Unidos. Afinal, o Ram 1500 mede 5,93 m e tem 3,67 m de entre-eixos.
O sucesso do Fiat Toro no Brasil, porém, chamou atenção de outros fabricantes. A picape tem cabine dupla, como os modelos médios (Toyota Hilux e Ford Ranger, por exemplo), mas é construída em carroceria monobloco e não sobre chassi. Isso fez com que o Fiat Toro ampliasse seu público porque oferece uma dirigibilidade de SUV moderno e não de caminhão, como as picapes tradicionais.
Foi essa a linha adotada pelo Ford Maverick (5,07 m) e pelo Hyundai Santa Cruz (4,97 m). E as duas picapes estão fazendo muito sucesso nos Estados Unidos. Chamaram atenção da Toyota e agora quem demonstra interesse é a própria Stellantis, por meio da Ram (sua “grife” de picapes). Como Ram e Fiat são marcas da Stellantis, tudo faz sentido.
Esta semana, no Salão de Detroit, um alto executivo da Ram, Mike Koval, declarou ao site Autoblog que a marca está “ativamente e agressivamente” interessada numa picape abaixo do Ram 1500. A notícia foi divulgada no Brasil pelo site Motor1. Segundo o Motor1, essa picape pode ser o próprio Fiat Toro, porém com o nome Ram 1000.
Já há algum tempo temos publicado informações sobre o desenvolvimento de uma nova picape em Goiana (PE), onde é fabricado o Fiat Toro. Essa picape teria um porte maior e tem, internamente, o apelido de “Torona”, por ter um porte maior. Segundo o site Autos Segredos, este novo modelo vai se chamar Ram 1200.
Com a declaração de Mike Koval ao Autoblog, tudo leva a crer que essa nova picape será a Toro ou a “Torona”. No mundo globalizado não faz sentido a Stellantis desenvolver uma picape inédita nos Estados Unidos se já faz isso no Brasil com a Fiat e Ram.
Resta saber agora se esta nova picape será o Fiat Toro normal, com o nome de Ram 1000, ou se será o novo modelo (Torona), de porte maior, que sairá no Brasil como Ram 1200 e teria o mesmo nome nos Estados Unidos.
Uma coisa, porém, é certa: mesmo que seja a própria picape Toro, ela não será vendida como Fiat e sim como Ram, da mesma forma que já acontece no México com o Fiat Strada, que lá é chamado de Ram 700.