A semelhança de design entre o Chevrolet Montana e o Fiat Toro não é coincidência. A Chevrolet criou a Nova Montana pensando em explorar exatamente os poucos pontos fracos da picape da Fiat.
Pela primeira vez, a picape Toro está de fato ameaçada de perder clientes para uma rival. Dificilmente vai perder a liderança no segmento de picapes compactas, mas muitos consumidores que só tinham o Fiat Toro como opção podem migrar para o novo Chevrolet Montana 2023.
1. O preço da Nova Montana é mais acessível. A versão LTZ custa R$ 134.490 e a Premier (topo de linha) sai por R$ 140.490. A configuração mais acessível do Fiat Toro é a Endurance, que custa R$ 143.500.
2. Uma das reclamações de clientes em relação ao Fiat Toro é a entrada de água e poeira na caçamba, o que incomoda bastante famílias que viajam com a picape levando bagagem. A Chevrolet garante que isso não vai ocorrer na Nova Montana, que também tem soluções interessantes para dividir a caçamba.
3. O motor de 185 cv é um ótimo diferencial do Fiat Toro, mas isso também eleva o consumo. Para quem busca um carro com boa relação peso/potência, mas sem consumir muito, a Nova Montana deve agradar. Na estrada, com gasolina, a Nova Montana consome 7,5 litros/100 km, enquanto a Toro consome 8,9 litros/100 km.
4. O Fiat Toro mede 4,94 m e o Chevrolet Montana tem 4,72 m. Para quem não tem muito espaço para uma picape de quase 5 m, porém acha o Fiat Strada pequeno e não confia no Renault Oroch, a Nova Montana será uma grande opção.
5. Podemos considerar um item extra a má manobrabilidade da picape Toro, que tem um diâmetro de giro muito grande e obriga a constantes manobras de ré em locais apertados. Por ser menor, é possível que a Nova Montana seja melhor nesse quesito.
Essas são as vantagens que a Nova Montana oferece, numa visão inicial, pois ainda não vimos a picape pessoalmente e nem a dirigimos. Tudo que a Chevrolet diz terá que ser comprovado na prática. E o Fiat Toro já é mais do que provado – trata-se da melhor ideia da indústria automobilística na década passada.