Foi apresentado nos Estados Unidos o Ford GT LM Edition, última série especial da atual geração do supercarro, homenageando o seu legado histórico nas pistas e as vitórias de 2016 e 1996 em Le Mans. Com edição limitada a 20 unidades, o modelo equipado com motor biturbo EcoBoost de 660 cv começa a ser entregue aos clientes neste trimestre e terá a produção encerrada no final do ano.
O Ford GT LM Edition tem carroceria em fibra de carbono e pintura na cor Liquid Silver com detalhes em vermelho ou azul, homenageando o Ford GT nº 68 vencedor de Le Mans. O escapamento duplo de titânio é impresso em 3D.
Os clientes também podem optar por acabamento de fibra de carbono tonalizada em vermelho ou azul, aplicada no divisor dianteiro, soleiras laterais e das portas, persianas do compartimento do motor, hastes dos espelhos e difusor traseiro. As rodas de fibra de carbono de 20 polegadas vêm com porcas de titânio e pinças de freio Brembo pretas.
O interior tem bancos de fibra de carbono revestidos em Alcantara e painel, pilares e teto com acabamento em couro e Alcantara pretos. Detalhes em fibra de carbono aparente são vistos no console, saídas de ar e pilares.
Outra exclusividade do Ford GT LM Edition é o emblema no painel, confeccionado com material tirado do motor do Ford GT nº 69 – terceiro colocado em Le Mans em 2016. O time da Ford Performance localizou esse motor, que foi desmontado e engavetado após a corrida, transformou o virabrequim em pó e desenvolveu uma liga exclusiva para imprimir o emblema em 3D.
Legado em Le Mans
O Ford GT LM Edition 2022 presta uma homenagem à vitória do supercarro de terceira geração nas 24 Horas de Le Mans em 2016, com o Ford GT nº 68 pilotado pelo francês Sébastien Bourdais, pelo americano Joey Hand e o alemão Dirk Müller.
Como na épica batalha Ford vs. Ferrari de 1966, o Ford GT nº 68 assumiu a liderança da corrida na 20ª hora, pela última vez, disputando palmo a palmo com a Ferrari nº 82. Hand esteve ao volante nas três ocasiões em que a Ford ultrapassou a Ferrari, reacendendo uma rivalidade de 50 anos entre as duas marcas.
O Ford GT nº 69 de Ryan Briscoe, Scott Dixon e Richard Westbrook juntou-se aos vencedores no pódio em terceiro lugar. Os Ford GT nº 66 e 67 terminaram em quarto e nono lugar, respectivamente. O Ford GT LM 2022 também homenageia a equipe Ford Chip Ganassi, que preparou o carro vencedor em pouco mais de um ano (395 dias).
Edições limitadas
O Ford GT LM Edition celebra momentos históricos do supercarro no automobilismo. Ao todo, o modelo soma 10 edições ultralimitadas, incluindo:
2022: Ford GT Holman Moody Heritage Edition, homenageando a vitória de 1966 em Le Mans e a equipe que inovou a configuração do freio do GT40 MK II para velocidades de mais de 320 km/h – apenas 21 unidades produzidas.
2022: Ford GT Alan Mann Heritage Edition, homenageando o protótipo experimental leve nº 16 do Ford GT MK I que ajudou a pavimentar o caminho para o triplo pódio em Le Mans em 1966 – 30 unidades.
2022: Ford GT '64 Prototype Heritage Edition, em homenagem às raízes do Ford GT e seus primeiros cinco protótipos originais – 27 unidades.
2021: Ford GT '66 Daytona Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT MK II nº 98 que dominou Daytona em 1966 – 50 unidades.
2020: Ford GT '69 Gulf Livery Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT40 MK I nº 6 que venceu Le Mans em 1969 – 50 unidades.
2019: Ford GT '68 Gulf Livery Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT40 MK I nº 9 que venceu Le Mans em 1968 – 50 unidades.
2018: Ford GT '67 Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT40 MK IV nº 1 que venceu Le Mans em 1967 – 39 unidades.
2017: Ford GT '66 Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT40 MK II nº 2 que venceu Le Mans em 1966 – 27 unidades.
2006: Ford GT Gulf Livery Heritage Edition, comemorando os títulos consecutivos do GT40 em 1968 e 1969 nas 24 Horas de Le Mans – 343 unidades.
A edição limitada do Ford GT Mk II, desenvolvida pela Ford Performance e a Multimatic exclusivamente para as pistas, também será concluída no final do ano com um total de 45 exemplares.