Ford Ranger híbrida é mais forte que a Raptor

Conheça a inédita versão plug-in da picape média, que foi apresentada esta semana na Europa e que anda na frente da versão super preparada

17 set 2024 - 00h23
(atualizado às 00h23)
Resumo
A Ford lançou mais uma versão da Ranger: a híbrida, que é mais forte até mesmo que a Raptor, embora com proposta diferente. Por ser global, pode ser que ela surja por aqui entre 2025 e 2026

A Ford mostrou neste começo de semana na Europa a inédita Ranger híbrida tipo plug-in - que pode ser recarregada na tomada, tecnologia conhecida como PHEV. Ela, porém, será lançada por lá só no segundo semestre de 2025.

Naquele continente, a picape custará iniciais 53.181 euros, cerca de R$ 325 mil na conversão, e chegará a 62.225 euros na configuração Wildtrack (aprox. R$ 381 mil). Por aqui, proporcionalmente, ela custaria mais de R$ 400 mil e seria posicionada entre a versão Limited mais cara e a Raptor, que hoje pede R$ 469.700.

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Mas quais são as maiores diferenças entre a Ranger PHEV e as versões que conhecemos - sejam as "civis" ou a superesportiva?

Bom, vamos começar com a parte mecânica. A Ranger híbrida, acredite, tem mais torque que a Raptor: são 70,3 kgfm no modelo plug-in e 59,5 kgfm na versão insana.

Isso porque ela é movida por um conjunto que combina um motor 2.3 turbo (Ecoboost) de quatro cilindros a um motor elétrico de 75 kW (100 cv), que juntos entregam 279 cv e os citados 70,3 kgfm de torque. O câmbio é automático de dez marchas e o sistema de tração é 4x4 - que funciona mesmo se o motor térmico estiver desligado.

Curioso que essa combinação torna a Ranger PHEV mais potente até mesmo que as versões da picape com motor V6, que rendem 250 cv e 60 kgfm. Para feito de comparação, a Raptor tem 397 cv e 59,5 kgfm.

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Outra coisa: a Ranger híbrida pode rodar cerca de 45 quilômetros no modo puramente elétrico (de acordo com o ciclo WLTP europeu). Além disso, o tempo de recarga, segundo a marca, é de menos de quatro horas - embora a empresa não tenha revelado qual a potência do carregador.

Como parte do projeto sustentável, a Ranger PHEV vem de série com tomada de 2,3 kW na caçamba que pode ser usada para carregar ferramentas ou para utilização de eletrodomésticos, assim como as versões híbrida e elétrica da F-150.

A suspensão foi revisada para poder suportar até 1.000 kg e rebocar até 3.500 kg - a Ranger V6 "comum" consegue carregar entre 1.023 kg e 1.071 kg e rebocar até 3.100 kg. Vale lembrar, no entanto, que ela é bem mais leve.

Serão duas versões, como adiantamos no início quando adiantamos os preços: XLT e Wildtrack. Mas haverá ainda uma edição especial de lançamento, completaça, chamada Stormtrak. A picape oferecida àquele continente é importada da África do Sul.

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Chance de vir ao Brasil? Sim, essa chance existe, já que a Ford trata o projeto como "global" e vende por aqui desde maio do ano passado a versão híbrida da Maverick. Se tudo hoje para a marca é importado para cá, por que não acreditar?

Nova Ford Ranger PHEV
Nova Ford Ranger PHEV
Foto: Ford/Divulgação
André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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