A Volkswagen anunciou nesta semana que a linha 2015 do Fox chegará às concessionárias do País nos próximos dias. Uma das principais novidades é o novo motor 1.6 MSI, da família EA211. O propulsor, que estreou nas linhas 2015 do Gol Rallye e da Saveiro Cross, é capaz de produzir até 120 cavalos de potência e está disponível para a versão topo de linha (Highline).
Além do novo propulsor, a linha Fox conta agora com câmbio manual de seis marchas e o volante funcional do Golf. O carro ainda possui, como opcional, com o mesmo sistema de navegação utilizado no Passat e no Tiguan. As versões topo de linha e Comfortline ainda têm como opção a transmissão automatizada I-Motion
O carro será comercializado em quatro versões (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion), quatro motores (dois 1.0l e dois 1.6l MSI) e três opções de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion) – ao todo são oito combinações possíveis. De acordo com a Volks, a versão mais básica custa R$ 35.900.
O Terra testou a versão Highline (topo de linha) do veículo entre as cidades de Americana (SP) e São Paulo, além de um teste na Área para Testes Dinâmicos de Veículos da Goodyear, onde o carro é colocado sob uma fina camada de água para verificar o novo sistema de controle de tração. Confira:
Tecnologia e segurança
O novo Fox pode ser equipado com controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, sistemas que auxiliam o motorista a controlar o veículo em piso de baixa aderência, como pode ocorrer quando o motorista entre repentinamente em uma parte da estrada que contém uma camada de água.
Quando o veículo está nesta situação, em velocidades de até 80 km/h, o sistema funciona muito bem e ajuda o condutor a controlar o carro. Com o controle eletrônico de estabilidade ligado, motorista se sente mais seguro e sente os comandos em ação. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade, impedindo, inclusive, que o motorista continue acelerando o carro.
Além disso, o carro possui o Traction Control, que tem como função reduzir o escorregamento das rodas. Quando o controle de tração está ativado, o motorista sente o pedal mais pesado, mas o carro fica menos na mão, com o recurso diminuindo a ação do motorista.
O controle de partida em rampa também é um bom recurso. Em aclives, o sistema mantém o carro parado por dois segundos após motorista aliviar o pedal do freio, permitindo uma saída mais tranquila.
Novo motor
O modelo testado pelo Terra estava equipado com o novo motor 1.6MSI da Volkswagen. Com 16 válvulas, o propulsor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção - potência máxima é de 120 cavalos, abastecido com etanol.
O motor responde bem a aceleração e o motorista não tem dificuldades em fazer ultrapassagens, mesmo em ladeiras. O barulho do propulsor não incomoda muito dentro do carro, dando para os passageiros se comunicarem bem.
Contudo, uma das decepções da linha 2015 é não utilizar o novo propulsor em todas as versões. Nas versões Trendline e Comfortline, a marca manteve a antiga geração EA111 de motores – 1.0 litro de 76 cavalos e 1.6 litro de 104 cavalos.
Design
Um dos pontos que mais chamam atenção no novo Fox é o design. De acordo com a Volkswagen, o novo Fox é o primeiro carro nacional da marca a trazer evolução do design mundial da marca. O veículo traz a frente totalmente nova, com mudanças no capô, faróis e para-choques. O design é inspirado nas linhas do Golf.
A característica mais marcante na frente do Novo Fox são os faróis, mais inclinados em relação aos do modelo anterior. Destaca-se também a nova entrada de ar no para-choque, que passa a ser independente das demais linhas da parte inferior do para-choque.
Na traseira, o grande diferencial está nas lanternas, que estão em posição horizontal e são maiores em comparação ao modelo anterior. O para-choque traseiro também é novo e passa a contar com retrorrefletores integrados na parte inferior, o que confere mais esportividade ao modelo.
Interior moderno apenas na versão topo de linha
Apesar do interior moderno para a versão topo de linha, a Volkswagen criou uma série de versões para o veículo, deixando os de entrada “pelados”. A versão de entrada (Trendline 1.0), por exemplo, vem equipada de série com vidros dianteiros elétricos, direção com assistência elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, travamento elétrico das portas e chave canivete.
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Contudo, o condutor que quiser ar-condicionado, por exemplo, terá de desembolsar R$ 3.040 a mais – o item só é de série na versão topo de linha. Apesar disso, uma boa novidade é que todas as versões possuem vidros elétricos dianteiros e direção elétrica.
Confira os preços e as versões do novo Fox:
Novo Fox 1.0 Trendline - R$ 35.900
Novo Fox 1.6 Trendline - R$ 39.800
Novo Fox 1.0 Bluemotion - R$ 37.690
Novo Fox 1.0 Comfortline - R$ 38.190
Novo Fox 1.6 Comfortline - R$ 41.490
Novo Fox 1.6 Comfortline I-Motion - R$ 44.590
Novo Fox 1.6 Highline - R$ 48.490
Novo Fox 1.6 Highline I-Motion - R$ 51.790
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