Gasolina com 30% de etanol: quais mudanças devemos esperar?

Testes com maior adição de etanol anidro começam neste mês, e envolvem dinâmica e comportamento do automóvel; modelos terão menos autonomia

6 jan 2025 - 16h48

Sancionada em outubro de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova Lei do Combustível do Futuro deve aumentar em breve o teor de etanol anidro na gasolina. Atualmente, o percentual do derivado da cana-de-açúcar na gasolina comum é de 27%, onde 18% é o valor mínimo.

Mas, a novidade são os valores definidos na Lei, que mudam: agora, o mínimo de etanol passa a ser de 22%, e o teto, 35%. Originalmente, o limite era de 30%, mas parlamentares decidiram elevar o percentual.

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De início, o aumento da mistura será de 30%, conforme aprovado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em dezembro. Assim, a nova gasolina - chamada de "E30" - pode chegar às bombas dos postos de abastecimento já em abril.

Mas a mudança não acontecerá da noite para o dia. O combustível passará ainda por testes que serão realizados entre janeiro e fevereiro pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Paulo.

Tais testes serão patrocinados por produtores de etanol. E servirão de base para o MME recomendar a nova mistura ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Já o relatório final com os resultados será entregue até o fim de fevereiro. E a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai conduzir os testes de estabilidade do E30.

IMT vai testar gasolina com 30% de etanol na mistura

Os testes do IMT contemplarão ensaios de pista, de partida a frio, medições de emissões, aquisição de veículos e análise complementar de dados via sistema OBD (On-Board Diagnostics, em inglês). Conforme o engenheiro Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira Engenharia Automotiva (AEA), os ensaios com a nova gasolina vão avaliar diferentes aspectos.

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Os testes que vão acontecer correspondem a três categorias: dirigibilidade, onde testam-se os efeitos no automóvel, como a partida a frio e a condução do veículo; compatibilidade de materiais, onde se mede corrosão e resposta de materiais elastoméricos, injeção e afins; e emissões.

Alguns efeitos já são esperados. Por exemplo, o aumento do etanol na gasolina comum resultará em uma queima mais limpa no escape, bem como acarretará mudanças no consumo dos veículos. É o que explica Gonçalves: "Com a adição de etanol na mistura (3%), o motorista pode sentir diferença na autonomia total do veículo, que pode baixar", afirma o diretor da AEA.

Modelos importados ou antigos terão de ser adaptar

Quanto ao impacto geral da nova Lei na frota brasileira, Rogério Gonçalves alerta para o prazo de implementação da medida, estipulado até abril.

"Montadoras nacionais podem sim testar seus modelos a tempo. Mas os veículos importados podem levar mais tempo até estarem aptos a rodar com a nova gasolina", pontua o engenheiro.

O mesmo vale para carros mais antigos, que também devem passar por testes. Mas o diretor da AEA alerta: "Achar modelos velhos com sistemas de injeção mais arcaicos pode atrasar o processo de teste".

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Por fim, é preciso entender o impacto da nova gasolina na redução de emissões, que, afinal, é um dos pilares da criação da Lei do Combustível do Futuro. Por isso, resta agora aguardar os resultados práticos dos testes, e entender se as mudanças vão encarecer o combustível e aumentar o consumo e os gastos com o carro.

*A reportagem entrou em contato com o IMT para entender como serão os testes, mas o Instituto se encontra em período de recesso e não respondeu aos questionamentos da redação.

Curiosidade 3: Etanol em todos os postos - Um fato pra lá de curioso é que o Brasil e é o único país do mundo em que o etanol é oferecido em todos os postos de gasolina.
Curiosidade 3: Etanol em todos os postos - Um fato pra lá de curioso é que o Brasil e é o único país do mundo em que o etanol é oferecido em todos os postos de gasolina.
Foto: José Cruz/Agência Brasil / Flipar
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