Na comemoração de seus 100 anos no Brasil, a GM revelou que vai expandir ainda mais seus investimentos no país até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. Além disso, cinco lançamentos serão feitos em 2025.
Segundo a General Motors, entre os cinco novos produtos haverá modelos inéditos com diferentes tecnologias. De todas as montadoras presentes no Brasil, a GM é a mais convicta em apostar o quanto antes em carros zero emissão – tanto que durante o evento revelou um inédito Chevrolet Spark EUV Activ, um elétrico de baixo custo fabricado na China.
“A paixão pela nossa marca Chevrolet no Brasil é incomparável. Ela faz parte da história do país – e temos planos empolgantes para o futuro”, disse Shilpan Amin, presidente da GM International. “O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente.”
O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou: “O centenário da GM no Brasil marca um dos momentos mais significativos de transformação em nossa história. Continuaremos a inovar, sempre focados em oferecer soluções que conectam as pessoas ao que realmente importa, de maneira mais personalizada e ágil, para atender às novas demandas dos consumidores.”
A GM chegou ao Brasil em 1925 montando caminhões, pois o país tinha recursos limitados e transporte escasso na época. Com o tempo, a GM passou a se concentrar na marca Chevrolet, que se tornou uma das mais queridas dos brasileiros, e lançou carros icônicos, como Opala, Veraneio, Chevette, Monza, Omega e Corsa, além de picapes como C-10 e S10.
A empresa estadunidense foi a primeira a introduzir carros com tetos de aço, vidro laminado e suspensão mais confortável. Na década de 1960, abriu o primeiro centro de experimentação local para o desenvolvimento computacional de veículos.
O ano do centenário deve ser marcado por séries especiais 100 Anos dos modelos Onix, Tracker e S10. Esses carros devem contar com recursos de conectividade avançada, como OnStar, mas ainda não está confirmado que terão as tecnologias híbridas, também prometidas para o Brasil.
Em 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos. A Chevrolet lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses – um ritmo que nenhuma outra marca do setor conseguiu alcançar, segundo a empresa.
O atual ciclo de investimentos, de R$ 7 bilhões entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável, será ampliado, como foi dito no evento de comemoração dos 100 anos.
A empresa está trabalhando no desenvolvimento de 10 modelos inéditos eletrificados nos próximos anos para o Brasil. O objetivo é fortalecer seu portfólio e oferecer opções diversificadas para os consumidores que buscam soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes.