A General Motors do Brasil afirmou nesta terça-feira que enviará uma correspondência aos proprietários dos veículos Chevrolet Omega, modelos 2008, 2009 e 2011, contendo os riscos envolvidos e as medidas a serem tomadas em seus veículos até a alteração da chave de ignição. O carro apresenta o mesmo defeito ligado a 21 mortes na Europa e nos Estados Unidos.
Participam do recall os veículos com data de fabricação entre 12 de abril de 2007 e 11 de agosto de 2011, com números de chassis de 8L116272 a BL571864. A alteração será realizada assim que as peças estiverem disponíveis para o atendimento.
Em nota, a empresa afirma ter “constatado possibilidade de contato do joelho do motorista com a chave de ignição durante determinadas movimentações das pernas, em especial com pessoas de maior estatura. Havendo contato com maior intensidade do joelho com a chave, pode ocorrer o giro da chave no sentido anti-horário, causando desligamento do veículo e a sua parada repentina, com risco de acidentes e de lesões graves ao motorista, aos ocupantes e a terceiros”.
Para evitar problemas, a GM recomenda, até a alteração do modelo da chave, o posicionamento do banco do motorista de modo a evitar a proximidade do joelho com essa peça.
Para verificar se o veículo está envolvido no recall e para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800-702-4200 ou o site www.chevrolet.com.br.
Entenda
Duas mortes foram acrescentadas ao saldo de fatalidades ligadas a um defeito na chave de ignição em veículos da General Motors, com o número total subindo para 21, de acordo com um relatório de um advogado que supervisiona um programa para compensar as vítimas de acidentes relacionados à falha.
Desde 1º de agosto, 675 pedidos de compensação por ferimentos graves ou mortes supostamente causadas pela chave de ignição foram recebidas pelo programa, que está sendo supervisionado pelo advogado Kenneth Feinberg. Tendo como referência a última sexta-feira, 21 reivindicações por morte tinham sido consideradas elegíveis, bem como 16 pedidos por lesões físicas graves, de acordo com estatísticas fornecidas pelo escritório de Feinberg.
O programa continuará a receber pedidos de indenização até 31 de dezembro em nome de indivíduos feridos ou mortos em acidentes supostamente causados pela chave de ignição, que levou ao recall de 2,6 milhões de veículos neste ano.
O valor da indenização por pedido não tem um limite definido. De acordo com o protocolo do programa, as queixas por morte elegíveis receberão pelo menos US$ 1 milhão, valor que pode aumentar dependendo de fatores como o número de dependentes deixados pelas vítimas. A GM separou US$ 400 milhões para cobrir os custos de compensação.
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