A General Motors (GM) pagará uma multa de US$ 35 milhões por ter demorado a fazer o recall de veículos equipados com uma peça defeituosa. O valor é recorde para este tipo de penalização aplicada a uma montadora nos Estados Unidos.
O acordo com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos também prevê que a montadora fornece acesso completo às autoridades americanas para a sua investigação interna e informe sobre qualquer mudança no processo de reparos dos veículos.
Desde o início do ano, a montadora faz o recall de 10 milhões de veículos, em especial por um defeito na ignição que impede que os airbags se abram, e que está relacionado a 13 acidentes fatais. Engenheiros da fabricante descobriram as falhas em 2001 e a GM foi criticada por demorar a anunciar o recall dos veículos.
A fabricante "fracassou em apontar um defeito de segurança ao governo federal nos prazos estabelecidos", afirmou o Departamento de Transporte em um comunicado.
A multa, divulgada nesta sexta-feira, acontece um dia depois de a GM convocar um recall envolvendo 2,7 milhões de veículos nos Estados Unidos. O recall envolve os veículos Corvette, Cadilac CTS e Malibu. A GM do Brasil disse que ainda está fazendo um levantamento para verificar se algum veículo que faz parte do chamado foi importado e comercializado no País.
Com informações da Reuters e da AFP
Você sabe qual é o carro mais vendido no mundo?