Durante muitos anos a GM e a Ford brigaram pela liderança no segmento de picapes no Brasil. Depois, com o lançamento do Toyota Hilux, ma briga passou a ser entre a GM e a marca japonesa. Agora uma nova guerra se anuncia: GM versus Stellantis.
A GM aproveitou a Expointer – feira agropecuária que aconteceu em Esteio, RS, até 4 de setembro – para anunciar que “2023 será o ano das picapes Chevrolet no Brasil”. A afirmação baseia-se no fato de que a Chevrolet terá, além da vitoriosa S10 (vice-líder do segmento C-Pick-up), mais duas picapes: a nova Montana e a americana Silverado.
Mas a reação já começou. A Stellantis lançou recentemente o Ram Classic, para concorrer com versões topo de linha do Toyota Hilux e do Chevrolet S10. Além disso, a Ram terá em 2024 o modelo 1200, picape inédita, com carroceria monobloco, derivada do Fiat Toro.
A Fiat também é importante nesta nova guerra das picapes. A marca lidera com folga o segmento devido ao sucesso dos modelos Fiat Strada e Fiat Toro.
A GM vai tentar furar a bolha posicionando o novo Chevrolet Montana entre o Fiat Strada e o Fiat Toro – com um porte mais próximo ao do Renault Oroch, porém com a forma da marca Chevrolet e com o poder de produção da GM, que reformulou a planta de São Caetano do Sul (SP), para este lançamento.
Outro elemento-chave desta guerra das picapes é o Peugeot Landtrek. Segundo informações do canal Motores e Ação, confirmadas por meio de áudio pelo Guia do Carro, a Stellantis pretende vender esta picape como Fiat e não como Peugeot. O objetivo é justamente aproveitar a força e o know how da marca Fiat na comercialização de picapes.
É mais fácil convencer um cliente que pretende trocar o Fiat Toro por um modelo maior dentro da própria concessionária do que encaminhá-lo para a uma revenda Peugeot, marca francesa que está sendo reconstruída no Brasil e vai focar em carros eletrificados.
“A Chevrolet tem uma longa tradição em picapes e nosso plano é ter as melhores opções para o consumidor”, disse Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto GM América do Sul, na Expointer. “Montana, S10 e Silverado são modelos de tamanho e proposta complementares. Por isso estamos preparando novidades para cada uma delas em 2023.”
Picapes da GM para 2023
O novo Chevrolet Montana terá, segundo a GM, “o melhor aproveitamento de espaço interno, segurança, muito conforto acústico a bordo, além do melhor balanço entre desempenho e consumo de combustível”.
O Chevrolet S10 é oferecido atualmente nas configurações LS, LT, Z71, LTZ e High Country. “Em 2023, uma outra versão vem aí”, disse Fioco.
Já o Chevrolet Silverado chega no segundo semestre “para ocupar o posto de picape de grande porte mais sofisticada e tecnológica do mercado”. Segundo a GM, o modelo será importado dos Estados Unidos, onde é líder de vendas da marca.
Picapes da Stellantis para 2023 e 2024
Atualmente, a Fiat conta com os modelos Strada e Toro, ambos líderes em suas categorias há muitos anos. O Fiat Strada tirou do Chevrolet Onix o título de campeão nacional de vendas em 2021. Em 2023, a Fiat deve ganhar “de presente” o Peugeot Landtrek, que deverá ter outro nome.
A Ram lidera o segmento de picapes de grande porte com os modelos 2500, 1500 Rebel e 3500 HD. A novidade deste ano é o Ram Classic, que é o 1500 da geração anterior, mas no Brasil teve outro nome. Para 2024 está prevista a chegada do Ram 1200, baseado no Fiat Toro.