O Volkswagen Gol Last Edition é lindo. O carro foi revelado nesta sexta-feira (11) e tem potencial para levar os fãs do Gol à loucura por um exemplar, embora o preço esperado seja bem salgado (pode passar de R$ 100.000).
O Volkswagen Gol é o modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado da história do Brasil. Nenhum outro veículo produzido no país tem marcas tão impressionantes quanto o VW Gol. Para honrar a despedida deste clássico da indústria automotiva brasileira, em linha por 42 anos, a Volkswagen caprichou no Gol Last Edition.
Numerada e limitada a 1.000 unidades, a versão foi desenvolvida especialmente pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.
Como convidado especial, o jornalista Claudio Carsughi, que realizou o primeiro teste jornalístico com o VW Gol em maio de 1980, foi o último jornalista a testar o hatch em sua versão Last Edition e, de quebra, foi o primeiro jornalista a dirigir o novo Polo Track. A passagem de bastão foi narrada pelo próprio jornalista em vídeo especial de despedida do modelo mais reconhecido do mercado nacional.
Ainda em novembro, a Volkswagen irá divulgar mais informações sobre o Gol Last Edition e os últimos passos da longa jornada deste ícone da indústria brasileira.
Fábrica de Taubaté modernizada
O Gol sai de linha porque se tornou obsoleto. Sua aposentadoria marcava também a modernização da fábrica da Volkswagen em Taubaté, onde é produzido também o Voyage (podemos esperar para breve um Virtus Track, se a lógica for mantida).
A Volkswagen está investindo R$ 7 bilhões até 2026 na América Latina e o Polo Track é o primeiro de uma família de veículos compactos do segmento de entrada. Parte deste valor já está sendo aplicado na fábrica da região do Vale do Paraíba. A partir de agora, todas as fábricas da Volkswagen na América do Sul estão preparadas para produzir carros baseados na plataforma MQB.
Cerca de 80 novos robôs foram adquiridos na Armação, que refletiu aumento de 33% da capacidade de produção. A planta traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de tecnologias distintas, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automação de carrocerias.
Segundo a Volkswagen, o maior ganho para a fábrica de Taubaté foi capacitar e desenvolver ainda mais as pessoas. Todos os funcionários foram treinados para a chegada do novo compacto, o que soma um total de mais de 40 mil horas investidas em treinamento para as pessoas da unidade.