Grand Cherokee ganha novo câmbio e tecnologia para estrada e off-road

A principal novidade anunciada pela montadora na versão 2014 é o câmbio automático de oito marchas (três a mais que o antecessor)

1 fev 2014 - 10h00
(atualizado às 11h24)

O conforto de uma SUV de luxo com as (muitas) possibilidades de um 4 x 4 - seja em terreno com neve, lama, pedra ou areia, seja em descidas sobre apenas duas rodas. Essa é a proposta do Jeep Grand Cherokee 2014, que acaba de chegar mais esportivo ao mercado brasileiro, nas versões Limited e Laredo, diante de rivais como os alemães Mercedes, Audi e BMW ou os coreanos Kia e Hyundai.

O Terra testou esta semana as duas versões do utilitário esportivo, na região metropolitana de São Paulo, tanto em tráfego urbano quanto no off-road. A principal novidade anunciada pela montadora na versão 2014 é o câmbio automático de oito marchas (três a mais que o antecessor).

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Apesar de terem o mesmo motor V6 3.6 DOHC, de 24 válvulas, as versões apresentam diferenças que dão ao Limited uma pegada mais esportiva que o Laredo, como os pneus 265/50 para rodas de alumínio aro 20, enquanto na Laredo os pneus 265/60 calçam rodas aro 18. A Limited é comercializada a R$ 214.900.

Painel

Em ambas versões há também a tela de sistema multimídia UConnect - outra novidade do novo Grand Cherokee -, sensível ao toque e capaz de coordenar as principais funções da parte interna, como rádio, ar-condicionado dos bancos traseiro e dianteiro, telefonia e GPS. Há comando de voz. Na Laredo, a tela tem 5 polegadas; na Limited, ela tem 8 polegadas.

Ainda no interior do veículo, nas duas versões, o volante multifuncional com área central e três raios permite não só acionar comando de voz, telefone e rádio como fazer a troca de câmbio automático para manual - por meio de aletas de metal localizadas na parte de trás da direção.

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O novo painel de instrumentos é digital e traz informações fixas como velocidade, marcha, conta-giros, combustível, temperatura do motor, pressão do óleo e tensão da bateria, além da operação do sistema 4x4, caso o condutor deseje - e em telas adequadas a cada modo de tração.

Por fora, as mudanças mais perceptíveis do Grand Cherokee em relação à versão 2013 são as lanternas traseiras e faróis dianteiros, que, bixenônios, agora ganharam uma sutil iluminação em LED como contorno.

Espaço interno

Espaço é item que jamais demandaria ajuste no Grand Cherokee 2014: suficiente para até três passageiros no banco de trás, além de motorista e passageiro na frente, ele vem na medida para que uma viagem longa não pareça uma experiência cansativa. O nível de ruído do motor é mínimo, assim como o barulho externo. 

O porta-malas das duas versões também não economiza no espaço: comporta, com folga, pelo menos quatro malas de porte médio. Na versão Limited, o acionamento da porta traseira também pode ser feito automaticamente tanto na abertura quando no fechamento.

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Modos econômico e Sport e câmbio de 8 marchas

Os carros foram testados no Eco Mode e no modo esportivo. No Eco, a promessa é de redução no consumo de combustível devido à troca de marchas em rotação mais baixa. No modo Sport, selecionado na alavanca do câmbio, a aceleração fica mais sensível e estende as marchas - na rodovia, a diferença é mais sensível de um modo para outro.

Já com o novo câmbio de oito marchas, três a mais que a versão anterior, as trocas são razoavelmente suaves e rápidas. Segundo a montadora, esse é um tipo de característica que também garante economia de combustível, já que aumenta a eficiência do veículo.

Recursos como sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, por sua vez, permitem ao condutor utilizar modos diferentes de tração conforme o terreno: pedra, lama, areia ou neve. O Terra testou os modos lama e pedra, nas trilhas, e o efeito foi bem perceptível: na lama, o controle de tração despeja mais torque e o carro pouco patina. No modo pedra, ativado com tração reduzida, o acelerador fica em velocidade reduzida e o controle do carro é maior.

No teste, o modo Hill Descent Control (controle de descida de ladeira) mantém praticamente estável a descida em velocidade baixa, mas a tração ativa. Em alguns trechos, por exemplo, os dois mecanismos ativados permitiram descer rampas com estabilidade mesmo com as rodas traseiras erguendo do chão.

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Mais itens de segurança

De acordo com a Jeep, a segurança do novo modelo teve acrescidos à lista mais de 50 itens -destaque para a câmera de ré, o auxílio de frenagem - que faz com que os freios respondam prontamente, on e off-road - e o Selec-Speed, que permite, por exemplo, o controle da descida. Além disso, são sete air bags, laterais e frontais.

Fonte: Terra
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