O conforto de uma SUV de luxo com as (muitas) possibilidades de um 4 x 4 - seja em terreno com neve, lama, pedra ou areia, seja em descidas sobre apenas duas rodas. Essa é a proposta do Jeep Grand Cherokee 2014, que acaba de chegar mais esportivo ao mercado brasileiro, nas versões Limited e Laredo, diante de rivais como os alemães Mercedes, Audi e BMW ou os coreanos Kia e Hyundai.
O Terra testou esta semana as duas versões do utilitário esportivo, na região metropolitana de São Paulo, tanto em tráfego urbano quanto no off-road. A principal novidade anunciada pela montadora na versão 2014 é o câmbio automático de oito marchas (três a mais que o antecessor).
Apesar de terem o mesmo motor V6 3.6 DOHC, de 24 válvulas, as versões apresentam diferenças que dão ao Limited uma pegada mais esportiva que o Laredo, como os pneus 265/50 para rodas de alumínio aro 20, enquanto na Laredo os pneus 265/60 calçam rodas aro 18. A Limited é comercializada a R$ 214.900.
Painel
Em ambas versões há também a tela de sistema multimídia UConnect - outra novidade do novo Grand Cherokee -, sensível ao toque e capaz de coordenar as principais funções da parte interna, como rádio, ar-condicionado dos bancos traseiro e dianteiro, telefonia e GPS. Há comando de voz. Na Laredo, a tela tem 5 polegadas; na Limited, ela tem 8 polegadas.
Ainda no interior do veículo, nas duas versões, o volante multifuncional com área central e três raios permite não só acionar comando de voz, telefone e rádio como fazer a troca de câmbio automático para manual - por meio de aletas de metal localizadas na parte de trás da direção.
O novo painel de instrumentos é digital e traz informações fixas como velocidade, marcha, conta-giros, combustível, temperatura do motor, pressão do óleo e tensão da bateria, além da operação do sistema 4x4, caso o condutor deseje - e em telas adequadas a cada modo de tração.
Por fora, as mudanças mais perceptíveis do Grand Cherokee em relação à versão 2013 são as lanternas traseiras e faróis dianteiros, que, bixenônios, agora ganharam uma sutil iluminação em LED como contorno.
Espaço interno
Espaço é item que jamais demandaria ajuste no Grand Cherokee 2014: suficiente para até três passageiros no banco de trás, além de motorista e passageiro na frente, ele vem na medida para que uma viagem longa não pareça uma experiência cansativa. O nível de ruído do motor é mínimo, assim como o barulho externo.
O porta-malas das duas versões também não economiza no espaço: comporta, com folga, pelo menos quatro malas de porte médio. Na versão Limited, o acionamento da porta traseira também pode ser feito automaticamente tanto na abertura quando no fechamento.
Modos econômico e Sport e câmbio de 8 marchas
Os carros foram testados no Eco Mode e no modo esportivo. No Eco, a promessa é de redução no consumo de combustível devido à troca de marchas em rotação mais baixa. No modo Sport, selecionado na alavanca do câmbio, a aceleração fica mais sensível e estende as marchas - na rodovia, a diferença é mais sensível de um modo para outro.
Já com o novo câmbio de oito marchas, três a mais que a versão anterior, as trocas são razoavelmente suaves e rápidas. Segundo a montadora, esse é um tipo de característica que também garante economia de combustível, já que aumenta a eficiência do veículo.
Recursos como sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, por sua vez, permitem ao condutor utilizar modos diferentes de tração conforme o terreno: pedra, lama, areia ou neve. O Terra testou os modos lama e pedra, nas trilhas, e o efeito foi bem perceptível: na lama, o controle de tração despeja mais torque e o carro pouco patina. No modo pedra, ativado com tração reduzida, o acelerador fica em velocidade reduzida e o controle do carro é maior.
No teste, o modo Hill Descent Control (controle de descida de ladeira) mantém praticamente estável a descida em velocidade baixa, mas a tração ativa. Em alguns trechos, por exemplo, os dois mecanismos ativados permitiram descer rampas com estabilidade mesmo com as rodas traseiras erguendo do chão.
Mais itens de segurança
De acordo com a Jeep, a segurança do novo modelo teve acrescidos à lista mais de 50 itens -destaque para a câmera de ré, o auxílio de frenagem - que faz com que os freios respondam prontamente, on e off-road - e o Selec-Speed, que permite, por exemplo, o controle da descida. Além disso, são sete air bags, laterais e frontais.