Há 10 anos, SUVs invadiram o mercado; conheça todos os campeões

De um mercado inferior a 300 mil carros e dominado pelo Ford EcoSport, SUVs passaram a 939 mil carros anuais com muita concorrência

9 jan 2025 - 11h10
(atualizado às 19h15)
Honda HR-V , Volkswagen T-Cross, Ford EcoSport e Jeep Compass: protagonistas da história dos SUVs
Honda HR-V , Volkswagen T-Cross, Ford EcoSport e Jeep Compass: protagonistas da história dos SUVs
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Volkswagen T-Cross (bicampeão), Chevrolet Tracker (campeão de 2022) e Hyundai Tracker têm dominado o segmento SUV no Brasil nos últimos três anos. A disputa por clientes é a mais feroz da indústria automotiva. Mas nem sempre foi assim. Faz apenas 10 anos que os SUVs invadiram o mercado, que antes de 2015 era amplamente dominado pelo Ford EcoSport.

Segundo a Fenabrave, em 2024 o segmento SUV representou 48,2% das vendas de veículos leves no Brasil, com 939 mil emplacamentos. Antes da invasão, os SUVs somaram apenas 10,7% do mercado em 2014 e fecharam no ano com 294 mil registros.

Publicidade

Demorou muito para que as montadoras percebessem o gosto dos brasileiros pelos SUVs. Antes chamados de “jipões”, pois eram carros altos, quadrados, enormes e robustos, como os antigos Mitsubishi Pajero e Nissan Pathfinder, os SUVs começaram a mudar no Brasil em 2003, quando a Ford lançou o EcoSport – que era, na verdade, um Ford Fiesta elevado, reforçado e maquiado.

Uma ideia genial que já em 2003 deu a liderança para o Ford EcoSport com 27.177 vendas, deixando o poderoso Mitsubishi Pajero para trás com apenas 5.641. O EcoSport era um SUV acessível. Na realidade, era um crossover (mistura de hatch com utilitário), mas o público chamou de SUV. 

Por incrível que pareça, o EcoSport reinou sozinho no segmento SUV até 2011, ganhando nove títulos seguidos de carro mais vendido do segmento. Em 2012, a Renault lançou o Duster e desbancou o Ecosport, quebrando sua sequência de títulos. Mas o EcoSport ainda foi campeão mais duas vezes, em 2013 e 2014, quando emplacou 54.263 unidades.

No ano seguinte, com a chegada de vários carros ao segmento, o Ford EcoSport despencou para 33.861 vendas e ficou apenas em quarto lugar. Nunca mais seria campeão. O Honda HR-V, com bom motor 1.8 de 140 cavalos, foi bicampeão do segmento em 2015 e 2016.

Publicidade

Depois, com a chegada do Jeep Compass, os SUVs compactos (categoria B) ganharam um concorrente de peso e maior, um SUV média (categoria C) com preço acessível). O Compass – com motor 2.0 de 166 cv, tração 4x4 e opção a diesel – foi bicampeão em 2017 e 2018. No seguinte, 2019, foi a vez do Jeep Renegade, que também tinha versão 4x4.

A Volkswagen – que hoje é a marca que mais vende SUVs – demorou muito a reagir e só entrou na briga dos utilitários esportivos nacionais em 2019, com o T-Cross. Em 2020, ano da pandemia, ele conseguiu seu primeiro título e hoje parece ser imbatível no segmento. Veja abaixo todos os SUVs campeões desde 2010.

2024 Volkswagen T-Cross - 83.990

2023 Volkswagen T-Cross - 72.440

2022 Chevrolet Tracker - 70.806

2021 Jeep Renegade - 73.913

Publicidade

2020 Volkswagen T-Cross - 60.119

2019 Jeep Renegade - 68.726

2018 Jeep Compass - 60.284

2017 Jeep Compass - 49.187

2016 Honda HR-V - 55.758

2015 Honda HR-V - 51.155

2014 Ford EcoSport - 54.265

2013 Ford EcoSport - 66.095

Publicidade

2012 Renault Duster - 46.893

2011 Ford EcoSport - 38.530

2010 Ford EcoSport - 43.037

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se