Volkswagen T-Cross (bicampeão), Chevrolet Tracker (campeão de 2022) e Hyundai Tracker têm dominado o segmento SUV no Brasil nos últimos três anos. A disputa por clientes é a mais feroz da indústria automotiva. Mas nem sempre foi assim. Faz apenas 10 anos que os SUVs invadiram o mercado, que antes de 2015 era amplamente dominado pelo Ford EcoSport.
Segundo a Fenabrave, em 2024 o segmento SUV representou 48,2% das vendas de veículos leves no Brasil, com 939 mil emplacamentos. Antes da invasão, os SUVs somaram apenas 10,7% do mercado em 2014 e fecharam no ano com 294 mil registros.
Demorou muito para que as montadoras percebessem o gosto dos brasileiros pelos SUVs. Antes chamados de “jipões”, pois eram carros altos, quadrados, enormes e robustos, como os antigos Mitsubishi Pajero e Nissan Pathfinder, os SUVs começaram a mudar no Brasil em 2003, quando a Ford lançou o EcoSport – que era, na verdade, um Ford Fiesta elevado, reforçado e maquiado.
Uma ideia genial que já em 2003 deu a liderança para o Ford EcoSport com 27.177 vendas, deixando o poderoso Mitsubishi Pajero para trás com apenas 5.641. O EcoSport era um SUV acessível. Na realidade, era um crossover (mistura de hatch com utilitário), mas o público chamou de SUV.
Por incrível que pareça, o EcoSport reinou sozinho no segmento SUV até 2011, ganhando nove títulos seguidos de carro mais vendido do segmento. Em 2012, a Renault lançou o Duster e desbancou o Ecosport, quebrando sua sequência de títulos. Mas o EcoSport ainda foi campeão mais duas vezes, em 2013 e 2014, quando emplacou 54.263 unidades.
No ano seguinte, com a chegada de vários carros ao segmento, o Ford EcoSport despencou para 33.861 vendas e ficou apenas em quarto lugar. Nunca mais seria campeão. O Honda HR-V, com bom motor 1.8 de 140 cavalos, foi bicampeão do segmento em 2015 e 2016.
Depois, com a chegada do Jeep Compass, os SUVs compactos (categoria B) ganharam um concorrente de peso e maior, um SUV média (categoria C) com preço acessível). O Compass – com motor 2.0 de 166 cv, tração 4x4 e opção a diesel – foi bicampeão em 2017 e 2018. No seguinte, 2019, foi a vez do Jeep Renegade, que também tinha versão 4x4.
A Volkswagen – que hoje é a marca que mais vende SUVs – demorou muito a reagir e só entrou na briga dos utilitários esportivos nacionais em 2019, com o T-Cross. Em 2020, ano da pandemia, ele conseguiu seu primeiro título e hoje parece ser imbatível no segmento. Veja abaixo todos os SUVs campeões desde 2010.
2024 Volkswagen T-Cross - 83.990
2023 Volkswagen T-Cross - 72.440
2022 Chevrolet Tracker - 70.806
2021 Jeep Renegade - 73.913
2020 Volkswagen T-Cross - 60.119
2019 Jeep Renegade - 68.726
2018 Jeep Compass - 60.284
2017 Jeep Compass - 49.187
2016 Honda HR-V - 55.758
2015 Honda HR-V - 51.155
2014 Ford EcoSport - 54.265
2013 Ford EcoSport - 66.095
2012 Renault Duster - 46.893
2011 Ford EcoSport - 38.530
2010 Ford EcoSport - 43.037