Haval H6, o chinês anti-Caoa Chery, mostra suas (boas) armas

Haval H6, o SUV que domina o mercado na China, está pronto para a estreia no Brasil e usa algumas táticas da Caoa Chery

21 nov 2022 - 06h15
(atualizado às 19h10)
Haval H6: ao gosto do consumidor brasileiro
Haval H6: ao gosto do consumidor brasileiro
Foto: GWM / Divulgação

A história dos carros chineses no Brasil será dividida em dois períodos: antes e depois da Caoa Chery. Por isso, a Haval, marca chinesa que traz o SUV H6 para ser uma espécie de anti-Caoa Chery, para atacar especificamente a linha Tiggo. O Haval 6 está pronto para a estreia e tem boas armas.

Antes da Caoa Chery, os carros chineses eram vistos com desconfiança pelo público brasileiro. Apesar de bem equipados, não tinham boa construção, o comportamento dinâmico era abaixo da média e o pós-venda era crítico. Com o sucesso dos modelos Tiggo e Arrizo, da Caoa Chery, a fama dos carros chineses mudou.

Publicidade

A maior prova disso é o investimento que a gigante GWM (Great Wall Motors) está fazendo no Brasil. A montadora chinesa comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e lá vai fabricar carros das linhas Haval (SUVs) e Poer (picapes).

A estreia, entretanto, será com um modelo importado, o Haval H6. Mas a tática tem muita coisa que foi usada pela Caoa Chery, especialmente a atenção ao gosto do consumidor brasileiro e as condições de rodagem do Brasil. 

Não por outro motivo, a GWM Brasil revelou o Haval H6 destacando que "a versão brasileira é única no mundo". O desenvolvimento local da nova versão incluiu design, powertrain, suspensão, recursos de condução ativa e sistema de conectividade. Além disso, o Brasil estreia o novo logotipo global Haval. As rodas de 19" são exclusivas para o mercado brasileiro.

A nacionalização do projeto incluiu ainda reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que será 100% em português, inclusive nos comandos por voz. A central multimídia do H6 traz ainda um display TFT Full HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.  

Publicidade

O modelo será o primeiro Haval do mundo a receber o conjunto de motor a combustão combinado com dois motores elétricos (um em cada eixo). O Haval H6 revelado é um híbrido plug-in. Pelo porte, o Haval H6 deve fazer concorrência ao Caoa Chery Tiggo 7 Hybrid, mas o híbrido plug-in da marca sino-brasileira é o Tiggo 8 Pro.  

A ideia da Haval é mostrar que tem carro com  qualidade e conhecimento do mercado brasileiro já em seu primeiro veículo importado. As vendas começam no primeiro semestre de 2023.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações