Causou frisson a revelação do primeiro hipercarro da Ferrari. A revelação do inédito Ferrari 499P Le Mans Hypercar 2023 mexeu com as emoções não apenas dos fãs, ferraristas do mundo inteiro, mas também com a concorrência. A sensação é que a Ferrari voltará às corridas de longa duração com um carro competitivo.
É a primeira vez em 50 anos que a Ferrari constrói um carro para competir na categoria principal das 24 Horas de Le Mans. A última foi em 1973. A estréia do Ferrari 499P nas corridas de resistência de alto nível ocorrerá nas 1000 Milhas de Sebring, nos Estados Unidos.
A Ferrari não quis ficar atrás de marcas famosas que estão aderindo aos hipercarros LMDh (Le Mans Daytona hypercar), como Toyota, Peugeot, Porsche, Alpine, Lamborghini e até Cadillac. O inédito Ferrari 499P é um carro híbrido com motor 3.0 V6 biturbo. Apesar da semelhança nas especificações, o Ferrari 499P não compartilha peças com o Ferrari 296 GTB.
Como o Peugeot 9X8, o V6 a gasolina do Ferrari 499P trabalha com um motor elétrico de 268 cv montado na frente e alimentado por uma bateria de 900V. A tecnologia é oriunda dos carros da Ferrari na Fórmula 1.
A potência do motor elétrico e do motor de combustão é constantemente ajustada para garantir que a potência combinada não exceda 671 cv, para se adequar ao regulamento da categoria Hypercar. Para muitos observadores, essa categoria tem potencial para ser mais interessante do que a própria F1.
A pintura marcante do Ferrari 499P é inspirada no 312 P de 1973. Somente a parte dianteira do carro faz referência aos carros de passeio da marca. Na parte traseira, o Ferrari 499P adota uma barra de luz em toda a sua largura, o que lhe dá uma assinatura luminosa única.
O presidente da Ferrari, John Elkann, explicou os objetivos. “Quando decidimos nos comprometer com este projeto, embarcamos em um caminho de inovação e desenvolvimento, fiel à nossa tradição que vê a pista como o terreno ideal para ultrapassar os limites da tecnologia de ponta. soluções tecnológicas, soluções que com o tempo serão transferidas para nossos carros de estrada”.