A Honda está ampliando para o Estado da Califórnia um recall regional de veículos nos Estados Unidos por potenciais airbags explosivos feitos pela Takata, disse a montadora nesta sexta-feira, após uma reclamação de que um motorista teria se ferido em um acidente no Estado.
O movimento da Honda faz com que o recall regional envolvendo airbags potencialmente falhos vá além dos Estados quentes e úmidos do sul rumo aos Estados mais populosos do país e maiores mercados para as montadoras.
A Honda decidiu ampliar o recall após ter sido informada em 25 de junho sobre um acidente envolvendo um modelo Accord 2005 que ocorreu na Califórnia em maio, disse uma porta-voz.
De acordo com uma queixa apresentada à entidade reguladora da segurança rodoviária dos Estados Unidos, o airbag no carro disparou "estilhaços quentes de metal e plástico" depois de uma colisão em baixa velocidade, deixando a motorista "com queimaduras graves, contusões e escoriações nos braços e pernas."
Não ficou imediatamente claro quantos veículos estarão envolvidos no recall na Califórnia. No recall regional, a Honda considerou certos veículos que incluem os modelos de 2001 a 2007 do Accord, 2001/2005 do Civic e 2002-2006 do CR-V.
Uma porta-voz da Takata não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.
Em junho, a Honda e outras seis montadoras disseram que estavam fazendo o recall de veículos em algumas regiões de alta umidade a pedido da reguladora de segurança rodoviária dos Estados Unidos para verificar se os airbags com falhas da Takata tinham sido instalados nos veículos.
Confira quais são os carros mais vendidos no Brasil