Hyundai Creta Ultimate é a melhor versão já feita do SUV; leia a avaliação

Com motor 1.6 turbo de 193 cv e câmbio de dupla embreagem, novo Hyundai Creta esbanja desempenho e tem interior sofisticado para concorrer com Compass e Corolla Cross

18 abr 2025 - 00h41

Toda troca de geração de um carro envolve uma boa dose de evolução do produto. Entretanto, nem sempre isso significa uma ascensão de categoria. Pois o novo Hyundai Creta veio com essa proposta de ascender para uma disputa mais direta até com SUVs maiores, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Para isso, na reestilização feita em outubro de 2024, o Hyundai Creta trouxe "algo mais" na versão de topo de linha Ultimate. Trata-se do único modelo da gama do SUV com o motor 1.6 turbo a gasolina, capaz de gerar 193 cv de potência e um torque máximo de 27 mkgf a partir de 1.700 rotações por minutos.

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O motor turbo veio substituir o antigo 2.0 16V flex aspirado de 167 cv e 20,6 mkgf de torque, já dentro dos novos limites de emissões do Proconve L8 (em vigor desde 1º de janeiro). Uma troca que deu ao Creta Ultimate desempenho superior e melhor consumo para ser competitivo ao preço de R$ 196.990.

Um Creta Ultimate bem mais ágil

Creta ficou bem mais interessante e moderno após a recente reestilização
Creta ficou bem mais interessante e moderno após a recente reestilização
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Além do ganho substancial de potência e torque, o novo Hyundai Creta Ultimate também trocou o câmbio. Em vez da transmissão automática de seis velocidades, o SUV traz agora uma caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas combinada ao motor 1.6 turbo.

Com a mudança, temos um Creta Ultimate bem mais ágil em todas as situações. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, antes feita em 9,3 segundos, agora leva 7,8 segundos - ficou 1,5 segundo mais rápido. As trocas mais dinâmicas do câmbio também entregam retomadas melhores.

Aliás, com 193 cv, o Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo passa a ser o SUV mais potente entre os compactos. O Honda HR-V Touring 1.5 turboflex tem até 177 cv e 24,5 mkgf, enquanto o Jeep Renegade 1.3 turboflex tem 185 cv e 27,5 mkgf. O Compass, por sua vez, utiliza o mesmo motor, enquanto o Corolla Cross XRE 2.0 aspirado tem 175 cv e 20,8 mkgf.

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Creta também é mais econômico

Traseira do SUV é marcada pela lanterna em peça única com iluminação de LEDs
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Para fechar o motor e câmbio, o novo Hyundai Creta Ultimate melhorou bem os números de consumo com o 1.6 turbo. As médias no padrão PBEV do Inmetro são de 11,9 km/l na cidade e de 13,5 km/l na estrada. Antes, com motor 2.0, o SUV fazia 10,9 km/l e 12,4 km/l, respectivamente.

O único pesar nesta atualização é que o 1.3 turbo bebe apenas gasolina. Portanto, não oferece tecnologia flex na versão Ultimate, somente nas demais configurações, todas equipadas com o motor 1.0 turboflex de 120 cv e 17,5 mkgf de torque, e o câmbio automático de seis marchas.

SUV tem interior tecnológico

Painel do Creta Ultimate deu salto de qualidade com duas telas e acabamento em duas cores
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O novo Hyundai Creta evoluiu em vários aspectos. O visual, por exemplo, ficou bem melhor que o anterior, considerado por muitos um tanto exótico. Agora, os faróis diurnos de LEDs ficam integrados à grade e formam uma moderna assinatura de luzes com elementos duplos em formato de "L" deitado.

Os faróis principais ficam mais abaixo no para-choques junto com a enorme grade, que ocupa quase toda a frente e dá aspecto robusto ao SUV. Atrás, o novo Creta traz uma barra preta no alto da tampa com iluminação de LEDs que faz o mesmo desenho em "L" deitado visto nos faróis.

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Volante do Creta Ultimate tem arcos prateados, base reta e muitos botões
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Por dentro, o SUV feito em Piracicaba (SP) surpreende pela tecnologia. Embora ainda tenha muito plástico duro no acabamento, a cabine é sofisticada, com acabamento de couro sintético bicolor, peças com detalhes prateados e muitos botões iluminados no console.

A alavanca do câmbio mantém o formato de manche, com posições em linha reta. E o SUV da Hyundai tem freio eletrônico por botão, diferente de alguns rivais que ainda utilizam alavanca, caso do Volkswagen T-Cross. Mas a grande atração a bordo é realmente o par de telas de 10,25 polegadas unidas no topo do painel.

Versão Ultimate capricha no conteúdo

Tela de 10,25" do quadro de instrumentos oferece diferentes temas
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O display do quadro de instrumentos é colorido e customizável. Os desenhos do conta-giros e do velocímetro mudam conforme o modo de condução selecionado (Eco, Normal e Sport). Além disso, exibe nos relógios as imagens das câmeras laterais quando o motorista aciona as setas para fazer uma conversão.

Já o multimídia do novo Creta é conectado e permite aos usuários do carro ver dados como nível de combustível e localização e dar comandos à distância por meio de aplicativo no celular. O sistema também oferece comandos de voz em português brasileiro e assistente virtual que realiza algumas funções, como abrir o teto solar e ajustar a temperatura do ar-condicionado.

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Multimídia de 10,25" tem respostas rápidas e imagens de alta definição
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

A lista de conteúdos do SUV da Hyundai definitivamente é um dos pontos fortes da versão Ultimate. Tem teto solar panorâmico, ajustes elétricos no banco do motorista (a altura tem regulagem manual por alavanca), ar-condicionado de duas zonas, chave presencial e pacote ADAS completo e cheio de recursos.

Um dos destaques no SUV é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go, que acelera e freia acompanhando o trânsito à frente. O monitoramento de ponto cego nos retrovisores também é destaque, e funciona combinado ao sistema de câmeras laterais com imagens no quadro de instrumentos.

Creta foca no conforto

Cabine do Creta Ultimate é silenciosa, ampla e entrega sofisticação
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Em relação ao tamanho, o Creta Ultimate mantém as dimensões anteriores, que já eram avantajadas e mais próximas de SUVs como Compass e Corolla Cross. O entre-eixos de 2,61 metros fornece ótimo espaço no banco traseiro e um porta-malas dos melhores entre os compactos, com 422 litros de volume.

O SUV também é alto (1,64 metro) e tem amplo espaço para cabeças. Assim, cinco adultos viajam com conforto. Por fim, a altura do solo de 19 centímetros realça a robustez de SUV e deixa o Creta mais protegido contra lombadas e valetas.

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Porta-malas tem 422 litros de volume
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Esse centro de gravidade mais alto também deixa o SUV da Hyundai mais macio e com rodar claramente voltado ao conforto, que é reforçado pelo excelente isolamento acústico. Em contrapartida, o Creta Ultimate tende a inclinar mais em curvas fechadas e entrega que não tem ajuste tão esportivo.

Talvez a Hyundai tenha se atrapalhado aqui na definição da gama. Considerando a linha global da marca, o 1.6 turbo deveria estar disponível na versão esportiva N Line. Esta, por sua vez, usa o motor 1.0 TGDI de 120 cv, o que também não condiz com o visual mais "apimentado" do modelo.

Creta Ultimate vale a compra?

Unidade avaliada tinha pintura bicolor cinza com teto preto brilhante
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Dos SUVs compactos atuais que ascenderam de categoria, o Creta é o que melhor justifica o preço na versão Ultimate. Além do novo motor 1.6 turbo de 193 cv (mais potente que o equivalente disponível no velho Tucson), o SUV feito em Piracicaba entrega ótimo desempenho e bons números de consumo.

O nível de conteúdo também impressiona no modelo, que tem um rodar silencioso e suave, que claramente prioriza o conforto. Por fim, a cabine ampla recebe bem cinco adultos, e o porta-malas de 422 litros é dos maiores. O acabamento ainda precisa evoluir, mas o Creta deu um grande salto para alcançar novos rivais.

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PRÓS

Desempenho do Creta Ultimate deu um belo salto, assim como a tecnologia a bordo; versão tem teto solar, visão 360º com monitoramento de ponto cego por câmeras e ACC com função Stop&Go que acelera e freia no trânsito;

CONTRAS

Preço alto coloca o Creta na disputa com SUVs maiores e até híbridos; acabamento interno poderia ter menos plástico, tampa do porta-malas não é pintada por dentro e motor só bebe gasolina.

Novas lanternas em posição elevada deixaram o Creta com visual mais encorpado
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

FICHA TÉCNICA

Hyundai Creta Ultimate

  • Motor: 1.6 turbo, injeção direta, gasolina
  • Potência: 193 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 27 mkgf a 1.700 rpm
  • Câmbio: automatizado DCT, 7 marchas
  • Tração: dianteira
  • Comprimento: 4,33 m
  • Largura: 1,79 m
  • Altura: 1,64 m
  • Entre-eixos: 2,61 m
  • Porta-malas: 433 litros
  • Altura livre do solo: 19 centímetros
  • Ângulo de entrada: 19,9º
  • Ângulo de saída: 30,3º
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Aceleração 0-100 km/h: 7,8 segundos
  • Velocidade máxima: 210 km/h
  • Preço: R$ 196.990
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