Um dos carros mais vendidos do Brasil, o Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina. Produzido em Piracicaba (SP), o modelo já é exportado regularmente para Colômbia, México, Paraguai e Uruguai. O primeiro lote já foi enviado ao país vizinho e se destina à campanha de lançamento local. Por lá, o HB20 será vendido somente com o conhecido motor 1.6.
As vendas do HB20 no mercado argentino começam em dezembro. A primeira versão a ser comercializada é a hatchback, com motor 1.6 aspirado a gasolina, de 123 cv de potência e 152 Nm de torque. No Brasil, esse motor foi substituído pelo 1.0 turbo flex de 120 cv. Haverá opção de transmissão manual ou automática, sendo ambas de seis velocidades.
“O HB20 é produzido unicamente aqui no Brasil e exportado para países da América do Sul desde 2016, mas nunca havia sido destinado à Argentina, que agora adota uma política econômica mais aberta às importações e deverá voltar a ser um dos maiores mercados automotivos da nossa região”, comenta Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai para o Brasil e as Américas Central e do Sul.
Como itens de segurança, são de série seis airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e piloto automático com limitador de velocidade. Algumas configurações também contarão com detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem autônomo.
Desenvolvido a princípio para ser produzido e comercializado exclusivamente no Brasil, o HB20 foi lançado em outubro de 2012. Desde então, já foram produzidas mais de 1,7 milhão de unidades, das quais 95% foram destinadas ao mercado nacional. O HB20 é líder de vendas em sua categoria no Uruguai e no Paraguai. No Brasil, o hatch ocupa a terceira colocação entre os carros de passeio, com 74.786 emplacamentos até outubro.