A sul-coreana Hyundai Motor registrou sua primeira queda na receita trimestral em quase três anos, conforme a valorização da moeda local pesou e rivais importados ganharam terreno no mercado coreano.
A moeda sul-coreana won subiu 3% contra o dólar e 27% sobre a moeda japonesa iene no quarto trimestre em relação a um ano antes, reduzindo o valor da receita internacional da Hyundai em termos de moeda local e aumentando a competitividade dos preços de carros japoneses nos Estados Unidos e outros mercados importantes.
Em seu mercado doméstico, as vendas da Hyundai caíram conforme as rivais estrangeiras Volkswagen e Mercedes Benz impulsionaram as vendas após acordos de negócios. A Hyundai registrou receita de 21,94 trilhões de wons (US$ 20,56 bilhões) entre outubro e dezembro, uma queda de 3% sobre um ano antes, marcando a primeira queda na comparação anual desde 2011, quando novos métodos de contabilidade foram adotados.
As vendas globais subiram 0,4%, para 1,23 milhão de veículos no quarto trimestre. O lucro líquido subiu 15%, para 2,06 trilhões de wons, mas ficou abaixo da estimativa de 2,23 trilhões de wons.