Importadora deve indenizar dono de carro parado por falta de peça

Cliente teve de esperar três meses para que pudesse utilizar novamente seu veículo

7 mar 2014 - 12h09
(atualizado às 18h40)

A Hyundai CAOA terá de indenizar um dono de um carro em R$ 10 mil por danos morais e cerca de R$ 3,5 mil relativos a danos materiais por não possuir a peça de um carro, segundo informações do Poder Judiciário de Santa Catarina. O cliente teve de esperar três meses para que pudesse utilizar novamente seu veículo Hyundai Tucson.

A empresa alegou que o comprador de veículo importado deve estar preparado para o risco de ter de esperar por peças importadas, de forma que não há dano moral. Além disso, tentou descaracterizar a relação de consumo pelo fato do dono do veículo utilizar o carro profissionalmente.

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Em sua decisão, o desembargador responsável pelo caso afirmou que a representante de empresa estrangeira no Brasil tem obrigação de manter em seu estoque peças de reposição dos veículos que disponibiliza no mercado. Ele também considerou pertinente a aplicação do Código de Defesa do Consumidor no caso e ressaltou que, além da obrigação de ter as peças no estoque, a empresa deve providenciá-las em tempo razoável.

O Terra entrou em contato com a Hyundai CAOA, mas a companhia informou não comentar casos que estão em andamento.

Fonte: Terra
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