A Hyundai CAOA terá de indenizar um dono de um carro em R$ 10 mil por danos morais e cerca de R$ 3,5 mil relativos a danos materiais por não possuir a peça de um carro, segundo informações do Poder Judiciário de Santa Catarina. O cliente teve de esperar três meses para que pudesse utilizar novamente seu veículo Hyundai Tucson.
A empresa alegou que o comprador de veículo importado deve estar preparado para o risco de ter de esperar por peças importadas, de forma que não há dano moral. Além disso, tentou descaracterizar a relação de consumo pelo fato do dono do veículo utilizar o carro profissionalmente.
Em sua decisão, o desembargador responsável pelo caso afirmou que a representante de empresa estrangeira no Brasil tem obrigação de manter em seu estoque peças de reposição dos veículos que disponibiliza no mercado. Ele também considerou pertinente a aplicação do Código de Defesa do Consumidor no caso e ressaltou que, além da obrigação de ter as peças no estoque, a empresa deve providenciá-las em tempo razoável.
O Terra entrou em contato com a Hyundai CAOA, mas a companhia informou não comentar casos que estão em andamento.