O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será bem mais caro em 2022. Culpa da alta de preços dos carros usados, afinal, a alíquota do tributo continua igual, onde considera-se o valor de mercado medido pela Tabela Fipe.
>> Entenda o motivo da alta expressiva no valor do IPVA
O que vai mudar para quem mora em São Paulo é o desconto para quem vai quitar o imposto à vista, que sobe de 3% para 9%. Nesse sentido, quem pagar o tributo integralmente em fevereiro, ou preferir parcelar, a redução será de 5%. Já quem tem carro zero, o desconto continua em 3% no pagamento à vista até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Há ainda ainda a possibilidade de parcelamento em cinco vezes, no mas sem os 3% de abatimento. Por fim, o vencimento da primeira parcela fica para 30 dias da emissão do documento fiscal.
O governo paulista, a princípio, afirma que as medidas objetivam amenizar os efeitos negativos da pandemia e da crise econômica do País. Mas não é só. Entre as novidades divulgadas pelo Governo de São Paulo, está o pagamento em até cinco vezes sem juros - começa a contar em fevereiro. Antes, o valor podia ser parcelado em, no máximo, três vezes. Os valores, por sua vez, serão disponibilizados para consulta nos próximos dias.
O calendário começa no dia 10 de janeiro. Mas fique preparado, afinal, indo na contramão do que acontece há mais de 20 anos no País, o valor venal dos veículos subiu muitíssimo em 2021. A inflação média dos carros foi de 22,5%, de acordo com pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Veja o calendário de outros Estados que já divulgaram as datas:
Acre
Piauí
Distrito Federal
Maranhão
Espírito Santo
Paraíba
Paraná
Alagoas
Mato Grosso do Sul
Tocantins
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul