O segmento de picapes médias acaba de ficar maior no Brasil. A chinesa JAC Motors lançou na última semana a Hunter, sua nova picape média. O modelo chega ao mercado brasileiro inicialmente apenas na versão Heavy Duty (HD), com preço inicial de R$ 239.900. Nos próximos meses, o JAC Hunter ainda terá mais uma versão a combustão e uma opção elétrica.
O Guia do Carro já teve a oportunidade de testar o novo JAC Hunter durante o evento de lançamento da picape, na última semana. Percorremos um trecho entre as cidades de São Paulo (SP) e Atibaia (SP), entre ida e volta, e um trecho off-road preparado pela montadora ao final do teste.
Começando pelo lado de fora, um dos destaques do JAC Hunter é o visual. Com linhas modernas, a picape traz luzes diurnas de LED na parte superior e faróis principais logo abaixo, seguindo a tendência de faróis bipartidos. A grade dianteira conta com acabamento em plástico preto, e traz o logotipo JAC em destaque e grandes dimensões.
Visualmente, o modelo parece mais imponente do que em fotos. As medidas são semelhantes às da Hilux, com 5,33 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 3,11 m de entre-eixos. Na lateral, há rodas de 18”, apliques de plástico preto nos para-lamas e extremidades da carroceria, além de estribos e santantônio. Na traseira, as lanternas são em LED e a tampa da caçamba traz o nome JAC em baixo relevo.
No interior, a picape Hunter conta com painel digital, teto solar, multimídia de 13" e acabamento em couro marrom nos bancos elétricos, portas e painel. O acabamento é acima da média da categoria, com materiais emborrachados no painel e em plástico rígido nas portas. Os encaixes são bons, e não percebemos rebarbas entre as peças.
No entanto, o painel digital poderia ter uma resolução maior, enquanto a central multimídia, embora tenha comandos rápidos, fica devendo conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Entre os itens de série, ainda há teto solar, carregador por indução, seis airbags, controles de estabilidade e de tração, freio de estacionamento por botão e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Ao dirigir, a posição ao volante – que possui grande diâmetro – é elevada. A visibilidade é boa, e é auxiliada pelo sistema de câmeras 360º. A suspensão – dianteira com sistema independente de braços duplos e traseira com eixos rígidos e molas helicoidais – pula bastante na parte traseira, sobretudo quando a picape está descarregada.
Com isso, o conforto para os passageiros do banco de trás fica comprometido, embora o espaço seja bom, tanto para as pernas, quanto na largura. A direção é bem direta, mas poderia ser um pouco mais leve em manobras. Sob o capô, a picape JAC Hunter é equipada com um motor 2.0 turbodiesel de 191 cv de potência e 459 Nm de torque.
O câmbio é um automático de 8 marchas e a tração é 4x4. Ao acelerar, a picape da JAC é esperta no modo Sport, que foi indicado justamente pela JAC como o ideal para o dia-a-dia na picape. De acordo com a própria montadora, o modo de condução Eco torna as relações de marcha e a resposta do motor mais lentas, o que pode comprometer a experiência dos motoristas mais apressados.
Apesar disso, o isolamento acústico poderia ser um pouco melhor, uma vez que o ruído do motor invade a carroceria com facilidade ao acelerar mais forte. De qualquer forma, o JAC Hunter vai de 0 a 100 km/h em 11,9s e chega aos 185 km/h.
Durante o uso off-road, a picape da JAC surpreendeu positivamente. Sob forte chuva, o trajeto montado pela JAC se tornou até radical, com rampas, descidas e trechos alagados, com baixa aderência. E em todos eles, a picape passou sem dificuldades. A tração é 4x4, mas também conta com as funções 4x2 e 4x4 com reduzida.
O novo JAC Hunter marca o retorno da montadora chinesa aos carros a combustão após dois anos vendendo apenas modelos elétricos. De acordo com o presidente da JAC no Brasil, Sergio Habib, a picape deve ter um volume de vendas de 3.500 unidades por ano, algo bem longe de modelos como o Toyota Hilux e Chevrolet S10.
Para isso, a marca apostará em parcerias com oficinas especializadas em diferentes cidades do país, onde a JAC não possui concessionárias. As oficinas prestarão o serviço de manutenção previstos na garantia da picape, que é de oito anos sem limite de quilometragem para uso particular e de até 250 mil km para uso comercial.
Além disso, o local também terá ao menos uma unidade do JAC Hunter para exibição e test-drive. Nos próximos meses, a picape JAC Hunter terá duas novas versões, uma 100% elétrica – que chega no primeiro semestre de 2025 – e outra a combustão e com suspensão independente na traseira (mas com capacidade de carga menor).
Seja como for, a picape da JAC quer apostar no preço competitivo e na lista de equipamentos de série como principais trunfos na hora da compra. No entanto, parece que a Hunter ainda pode evoluir como produto em alguns pontos, e em um segmento tão conservador como o de picapes, isso pode ser decisivo.