A Honda apresentou o novo HR-V Touring com motor 1.5 turbo, topo de linha, como grande trunfo para o segmento SUV. A aposta é uma receita de desempenho com eficiência, além do conforto e da dirigibilidade do carro. Além de todo o conteúdo e tecnologia disponíveis para as duas versões (Advance e Touring). Sem revelar os números, a Honda acredita que a maior procura será pelas versões turbo.
O início das vendas das versões turbo está marcado para esta última semana de outubro: Advance por R$ 176.800 e Touring por R$ 184.500. A convite da Honda, o Guia do Carro acompanhou a apresentação e teve o primeiro contato com a versão topo de linha, em um test drive de cerca de 180 km entre Florianópolis e Praia do Rosa, em Garopaba (SC). Nossa conclusão está no final desta reportagem.
O novo Honda HR-V 2023 chama bastante a atenção no primeiro contato. Ele evoluiu e mudou bastante nesta terceira geração. Com linhas mais horizontais e exclusivas, o HR-V chama a atenção e ganha ainda mais conforto interno.
Mas o interessante é que você tem a sensação de que o carro ficou maior em relação a geração anterior, porém o porte é o mesmo. As soluções de design “tornam” o carro maior.
O espaço do porta-malas agora é de 354 litros, 39 a menos do que na geração anterior, mas a Honda garantiu que a diferença não atrapalha em nada a utilização.
A grade frontal das versões turbo são diferenciadas com acabamento em preto brilhante (piano black), com elementos que parecem flutuar. Evidenciando a esportividade das versões.
Em todas as versões, o faróis são Full Led, assim como na traseira. Inclusive, com uma barra horizontal de LED, que chama bastante atenção à noite e se torna uma assinatura exclusiva do modelo.
As rodas da versão Touring, que dirigimos, são 17” e tê desenho exclusivo com detalhes diamantados. O acabamento em preto brilhante da grade frontal acompanha todo o carro, desde o para-choque dianteiro, passando pelas caixas de rodas até chegar ao para-choque traseiro do carro. Uma solução diferenciada.
O conforto é sem dúvida um dos pontos altos do novo HR-V, e a Honda fez questão de caprichar no acabamento e nos materiais de revestimentos para garantir essa sensação ao motorista e aos passageiros.
Entre as novidades estão os bancos com Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga. Além disso, a Honda garantiu um espaço maior 35 mm para o espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.
O sistema Magic Seat de configuração dos bancos, destaque da Honda, continua presente no novo HR-V com 3 posições de utilização: Utility, Long e Tall. Permitindo, o transporte de objetos com diversos tipos de dimensões e volume.
Durante o test drive, tivemos a oportunidade de testar o novo sistema de ar-condicionado digital com uma solução criativa e eficiente para os difusores de ar. Com isso, os ocupantes dos bancos dianteiros podem escolher entre o fluxo normal de ar e um direcionado para as portas e vidros laterais do carro, sem atingir diretamente as pessoas.
Outra novidade é a presença de um difusor duplo no console central para os passageiros do banco traseiro. Uma solução sempre lembrada e pedida pelos clientes de carros SUV.
Outra novidade prática e realmente eficiente, testada de várias formas durante o evento de lançamento, é a abertura do porta-malas sem o uso das mãos, disponível na versão topo de gama. Com o carro trancado ou não, desligado ou em funcionamento, você só precisa simular um chute sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro para que a tampa abra automaticamente. Mas a chave do carro deverá estar com o motorista na hora de executar o movimento.
Já o novo motor 1.5 turbo tem potência máxima de 177 cv a 6.000 rpm (etanol e gasolina) e torque máximo de 240 Nm de 1.700 a 4.500 rpm (etanol e gasolina). O modelo avaliado faz 7,9/11,3 km/l na cidade (etanol/gasolina) e 8,8/12,6 km/l na estrada (etanol/gasolina). Durante o nosso teste de aproximadamente 180 km, o modelo testado fez média de 12,9 km/l na ida (Florianópolis-Praia do Rosa) e 12 km/l na volta (Praia do Rosa-Aeroporto).
O câmbio é o conhecido CVT de 7 marchas e apresenta algumas novidades para o Honda HR-V, testadas durante o evento de lançamento. O primeiro é o Step Shift, voltado para a condução esportiva ou condições que exigem mais performance do motor. No momento que o motorista pisa fundo no acelerador (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança. E nas paradas para passagem dos pedágios, foi possível testar essa novidade.
Já o EDDB (Early Down-shift During Braking) atua em desacelerações em descidas de serra com auxílio de freio-motor, além de retomadas, frenagens e contornos de curva com dirigibilidade refinada. As reduções automáticas proporcionadas pelo EDDB também contribuem para os melhores níveis de consumo do Honda HR-V.
Em todas as versões, o SUV compacto urbano tem o Honda Sensing –pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Por isso, o modelo dispõe das seguintes funções:
• ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. E ainda conta com o Low Speed Follow, mantém a distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
• CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Capaz de detectar e identificar pedestres, bicicletas, motos e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto;
• LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado entre elas;
• RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
• AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Além desses sistemas, o novo HR-V é equipado ainda com 6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.
Outra novidade do Honda HR-V, que normalmente se encontra em picapes ou modelos 4x4, é o controle de descidas em rampas (HDC). Para utilizá-lo, é preciso acionar um botão no console central. Ele atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, sem a necessidade de utilizar os pedais de freio ou acelerador. O HDC funciona entre 3 e 20 km/h e também é item de série em todas as versões.
MyHonda Connect
Seguindo as soluções da Hyundai, Fiat e Jeep, a Honda também apresentou o seu sistema de telemetria do HR-V através de aplicativo no celular. Mas o myHonda Connect só está disponível nas versões Advance e Touring.
Através do aplicativo instalado no smartphone, o cliente pode ser notificado em caso de colisões ou deflagração do airbag; faz o diagnóstico sobre os funcionamentos dos sistemas do carro; é avisado se o alarme for disparado; verifica a localização exata do carro; rastreamento em tempo real; além de ligar o carro e definir a temperatura do ar condicionado antecipadamente, entre outras funcionalidades.
De acordo com a Honda, estão disponíveis dois pacotes do aplicativo para os clientes. O primeiro é totalmente gratuito. Basta baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços: diagnóstico, alerta de velocidade, cerca geográfica, assistência 24 horas, viagens, manual do veículo e agendamento de revisão.
Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades, além de notificação automática de colisão, alarme de segurança, rastreamento em tempo real, controles remotos, localização veicular, comandos de voz e painel de controle. E o primeiro ano de utilização será gratuito, pelo menos agora no lançamento do carro.
As cores disponíveis para o novo HR-V são a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.
E a cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX Honda Sensing e couro na EXL Honda Sensing. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro. Todos os modelos com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem.
Conclusão
Durante os 180 km com subidas, descidas, trânsito urbano e boa parte rodoviário pudemos sentir os principais atributos e sistemas do novo HR-V da Honda. Realmente, o carro evoluiu e ganhou em performance e qualidade, sem deixar de lado a eficiência.
Os 177 cavalos do motor turbo respondem bem quando necessário. E o motor casa muito bem com o câmbio CVT e suas novas funcionalidades. Outro destaque é a suavidade dos movimentos dos assistentes de centralização do carro entre as faixas. Realmente faz a diferença para evitar sustos e movimentos bruscos.
E os novos ajustes e soluções para a suspensão traseira e dianteira aumentaram ainda mais o conforto do modelo. Assim como a novidade da opção para o difusor de ar condicionado. Bastante funcional e eficiente.
Sentimos falta do sistema de câmeras 360 graus e de uma tela multimídia maior, mas o que não afeta em nada o desempenho e a qualidade do produto. E mesmo sem divulgar dados de volume e objetivo, a Honda volta ao jogo com o novo HR-V e vai ser uma opção entre os clientes de SUV compactos e médios (B-SUV e C-SUV), principalmente entre os fãs da marca japonesa.
Mais concorrência, opção e disponibilidade para o segmento mais competitivo e disputado no Brasil atualmente. Renegade, Compass, Creta, Tiggo 5, T-Cross, Nivus, Fastback e até Corolla Cross que se cuidem. E todas essas novidades e tecnologias valem o aumento de “valor” e subida de patamar do modelo? Apresentar essa evolução e gerar essa percepção são os desafios da marca.
Versões, preços e equipamentos
EX Honda Sensing - R$ 142.500,00 – faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).
EXL Honda Sensing- R$ 149.900,00 – Todos os equipamentos do EX e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” com acabamento diferenciado, tweeters dianteiros e sensores de estacionamento traseiros.
Advance - R$ 176.800,00 – Todos os equipamentos do EXL e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.
Touring - R$ 184.500,00 – Todos os equipamentos do Advance e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).
*O jornalista Freire Neto, do site Motores e Ação, participou deste lançamento pelo Guia do Carro.