O Peugeot e-2008 (SUV elétrico) e o Peugeot e-208 (hatch elétrico) são como água e vinho; ou vice-versa. Os dois carros utilizam a mesma plataforma (e-CMP) e a mesma motorização, mas têm propostas completamente diferentes.
Tão diferentes que a sigla GT (Grã-Turismo) nem deveria constar do nome do SUV e-2008. Um Grã-Turismo tem uma proposta mais estradeira – e é exatamente isso que o pequeno Peugeot e-208 hatchback entrega. O Peugeot e-2008 SUV, ao contrário, têm características mais urbanas.
Há uma diferença crucial entre os dois modelos elétricos da Peugeot: o ajuste da suspensão. Enquanto o e-208 GT é um carro baixo e duro, que sofre nas ruas cheias de buracos de uma cidade como São Paulo, o e-2008 GT é um carro alto e macio, com suspensões amolecidas para absorver as irregularidades do piso.
Nesse aspecto, é um carro mais indicado para uso urbano. Aliás, sua alma de crossover traz como ponto forte a praticidade e a versatilidade. É um carro que tem tudo para agradar e, apesar de ser mais caro, deve vender mais.
Fizemos um rápido test drive pelas ruas de São Paulo. Insuficiente para um julgamento definitivo do Peugeot e-2008 GT, mas suficiente para uma ótima impressão inicial. Além de ser macio e bonito, o SUV compacto elétrico é bastante confortável e tem acabamento excelente, com utilização de couro no painel e nas portas.
Os bancos acomodam muito bem, a posição de dirigir é elevada mas sem exagero, a multimídia de 10” é voltada para o motorista e o comportamento dinâmico em baixas velocidades agrada. Não conseguimos passar de 90 km/h dentro da cidade, mas simulamos uma frenagem de emergência e ele teve comportamento neutro.
As acelerações são mais fortes no modo Sport (há também Normal e Eco) e a prova de 0 a 100 é cumprida em 9,9 segundos (é bem mais lento do que o hatch elétrico). Nada que provoque a emoção de um Volvo XC40, por exemplo, mas adequada para arrancar rápido de qualquer lugar. O torque de 260 Nm está sempre disponível e surge com mais vigor nas retomadas de velocidade.
O motor elétrico tem potência adequada para a proposta do veículo: 100 kW, que equivale a 136 cv. Mais do que isso pode ser mais emocionante, porém o consumo de energia elétrica também passa a ser muito alto. Segundo a Peugeot, a bateria de 50 kW do e-2008 GT proporciona 345 km de alcance (mais isso ainda precisamos confirmar no uso diário).
O modelo traz ainda um novo seletor de condução, o e-Toggle, onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador.
Com 174 mm de vão livre e pneus 215/55 R18, o Peugeot e-2008 GT consegue ser relativamente alto, confortável e atraente, pois as rodas têm acabamento diamantado com fundo preto. O porta-malas de 434 litros pode ser dividido com um piso móvel. O cabo de carregamento e o kit de reparo dos pneus estão bem escondidos.
A Peugeot tem apenas 11 concessionárias habilitadas para a venda e pós-venda do Peugeot e-2008 e promete aumentar esse número para 35 no final de 2023. A marca tenta acelerar a parte de infra-estrutura elétrica para seus clientes. O e-2008 tem os seguintes tempos de recarga:
• 100 kW (estação recarga): 30 minutos
• 50 kW (estação recarga): 53 minutos
• 7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 6 horas
• 1,8 kW (tomada doméstica): 25 horas
O Peugeot e-2008 GT chegou com um preço competitivo: R$ 259.990. Barato não é, mas não é fácil encontrar um carro de seu nível neste preço. Basta citar que a própria Peugeot precisou reduzir o preço do e-208 GT para R$ 219.990. Gostamos do primeiro contato com o 2008 elétrico; parece uma boa compra.
Ficha técnica
Preço: R$ 259.990
Motor: 1 elétrico
Potência: 100 kW (136 cv)
Torque: 260 Nm
Câmbio: 1 marcha AT
Tração: dianteira
Comprimento: 4,300 m
Largura: 1,770 m
Altura: 1,550 m
Entre-eixos: 2,605 m
Altura mínima do solo: 174 mm
Peso: 1.630 kg
Pneus: 215/55 R18
Porta-malas: 434 litros
Carga útil: 482 kg
Capacidade da bateria: 50 kWh
0-100 km/h: 9s9
Velocidade máxima: 150 km/h
Consumo elétrico: 14,5 kWh / 100 km
Alcance: 345 km
Emissão de CO2: 0 g/km