Tivemos a oportunidade de dirigir o novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid na pista do Haras Tuiuti (SP). O nome do carro é tão extenso quanto a lista de equipamentos que ele carrega. O SUV híbrido plug-in da Caoa Chery é uma das compras com melhor custo-benefício no segmento.
O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid elevou a tecnologia da Caoa Chery a um nível global. O carro é fabricado na China, mas vem de lá com todos os parâmetros de motor, câmbio, suspensão e conectividade validados pela engenharia da marca no Brasil.
Na pista do Haras Tuiuti, que é bastante sinuosa, o Tiggo 8 mostrou que esbanja potência e proporciona acelerações muito fortes, bem como retomadas de velocidade vigorosas. O SUv de 7 lugares tem 317 cv de potência combinada em três motores e 555 Nm de torque combinado.
A tecnologia híbrida do Tiggo 8 é diferente, por exemplo, da que é usada por dois fortes concorrentes desta categoria, o Jeep Compass 4xe e o Volvo XC 60. Enquanto os carros citados usam o motor elétrico na traseira, o Tiggo 8 plug-in tem os três motores na dianteira.
O Tiggo 8 Pro tem dois motores elétricos acoplados à transmissão híbrida dedicada de 11 marchas. O motor E1 é utilizado para tirar o carro da inércia e o E2 funciona com o carro já em movimento. No total, o Tiggo 8 Plug-in Hybrid pode ter 9 diferentes tipos de utilização do sistema híbrido – e tudo é feito de forma automática, sem intervenção do motorista.
O motor 1.5 turbo a combustão interna tem 147 cv de potência e 210 Nm de torque. O motor elétrico E1 tem 79 cv e 160, enquanto o motor elétrico E2 tem 95 cv e 155 Nm. A combinação de tudo isso resulta num SUV muito rápido (0 a 100 em 6,7 segundos), mas que tem a velocidade máxima limitada em 180 km/h (para não consumir muita energia da bateria).
O carro tem suspensão independente nas quatro rodas (multilink na traseira) e um rodar macio. É clara a opção da Caoa Chery pelo conforto. Como o SUV é alto, o carro rola um pouco na curva e tem um leve tendência a sair de frente, caso o motorista entre muito rápido. Mas são situações que raramente acontecem na prática. A tração é sempre dianteira (no Jeep Compass 4xe e no Volvo XC60 ela pode ser dianteira, traseira ou integral).
O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid também vem equipado com uma série de equipamentos de segurança Adas, que a Caoa Chery prefere chamar de Max Drive. O Max Drive oferece assistência de tráfego traseiro cruzado, detecção de ponto cego, frenagem de emergência, assistência de abertura de porta, assistência de distância, de tráfego e de permanência em faixa.
Outra novidade interessante do Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid é a possibilidade de configurar o quadro de instrumentos digital com o layout clássico, ou seja, com dois círculos e ponteiro. No caso, o velocímetro fica do lado esquerdo e o conta-giros está no lado direito. Ainda poderia ser melhor, pois os dois círculos ficaram muito distantes e o volante de direção atrapalha a visualização em algumas situações.
O Tiggo 8 também se destaca pelo baixo consumo. Segundo o Inmetro, o modelo PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) faz 30,3 km/l de gasolina na cidade e 26,2 km/l na estrada. A bateria é de 19 kWh, o que dá ao Tiggo 8 uma autonomia elétrica de 77,6 km. A emissão de CO2 é de apenas 22 g/km rodado.
O Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid é importado da China e custa R$ 279.990. Em setembro, ele foi o carro híbrido plig-in mais vendido no Brasil, destronando o Volvo XC60, que lidera as vendas da categoria no acumulado do ano.