Já tem ou procura um carro blindado? Veja 5 cuidados essenciais

Somente em 2023, foram blindados quase 30 mil carros no Brasil. Especialista da InstaCarro traz dicas essenciais para cuidar de um blindado

1 jul 2024 - 09h00
Carros híbridos e elétricos já podem ser blindados no Brasil
Carros híbridos e elétricos já podem ser blindados no Brasil
Foto: Divulgação

Com o aumento da preocupação com segurança, a aquisição de veículos blindados usados está se tornando uma escolha cada vez mais popular entre os consumidores. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o setor atingiu um novo marco em 2023, com a blindagem de 29.296 veículos. 

Esse número representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior, quando foram blindados 25.916 carros. Esse crescimento constante reflete a crescente demanda por veículos blindados no país, elevando a frota estimada para quase 340 mil carros desde que a entidade começou a registrar os dados, em 1995.

Publicidade
Brasil tem a maior frota de carros blindados do mundo: 340 mil veículos
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Os veículos blindados oferecem uma camada adicional de segurança e tranquilidade aos seus proprietários. No entanto, para garantir o desempenho ideal e prolongar a vida útil desses veículos especiais, é crucial adotar práticas de manutenção adequadas. 

Pensando nisso, Luca Cafici, CEO da InstaCarro, plataforma de compra e venda de veículos seminovos e usados, listou abaixo cinco cuidados essenciais que os proprietários de veículos blindados devem seguir para manter a blindagem em boas condições por mais tempo:

Limpeza: Lave o veículo com frequência, usando sabão neutro e água. Evite produtos químicos agressivos, como detergentes ou ácidos, que podem danificar a carroceria e os vidros do veículo e, por consequência, a blindagem. Limpe também as calhas dos vidros e do teto solar, se houver, para que a sujeira não prejudique o fechamento completo das partes móveis.

Algumas montadoras, como a BMW, oferecem carros blindados de fábrica
Foto: Divulgação BMW / Guia do Carro

Inspeção: Inspecione regularmente a blindagem do veículo em busca de sinais de danos, como rachaduras, bolhas ou a delaminação de vidros. Confira também a existência de amassados na carroceria ou mesmo ruídos de peças soltas no interior do carro. Se encontrar algum dano, vá até uma empresa blindadora para efetuar o reparo.

Publicidade

Manutenção: Siga o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante da blindagem. Normalmente, recomenda-se a inspeção balística (deve ser realizada a cada 5 anos ou após qualquer evento balístico), tratamento antiferrugem das chapas de aço da blindagem e a calibração dos sistemas de segurança do veículo, como alarmes e rastreadores, por exemplo.

Proteção contra intempéries: Evite expor o veículo a condições climáticas extremas, como calor intenso ou frio extremo. Se precisar deixar o veículo ao ar livre, use uma capa protetora para proteger a blindagem do sol e da chuva.

Armazenamento: Se você não for usar o veículo por um longo período, armazene-o em um local fechado, seco e ventilado. Cubra o veículo com uma capa protetora para evitar que poeira e sujeira se acumulem na blindagem.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se