A Jaguar está de cara nova. A montadora inglesa revelou nesta terça-feira, 19, sua nova marca global. Em meio a uma fase de transição para um line up formado apenas por carros elétricos, a Jaguar passa a adotar a filosofia ‘Copy Nothing’, idealizada pelo fundador da marca, Sir William Lyons. A nova marca será apresentada oficialmente no dia 2 de dezembro.
Em um comunicado oficial, a Jaguar destaca que a mudança “passa pelo conceito de Modernismo exuberante, adotando o design irreverente, ideias inesperadas e originais, criando uma marca que despertará a atenção por meio de uma criatividade incomparável e destemida".
Recentemente, a Jaguar encerrou a produção e suspendeu a comercialização de carros a combustão no Reino Unido e em outros mercados. A marca passará a vender apenas carros elétricos a partir de 2026, ficando em um hiato de praticamente um ano. Até por isso, a Jaguar optou por repaginar toda a identidade de sua marca neste momento.
No dia 2 de dezembro, durante a Miami Art Week (EUA), a Jaguar apresentará o Copy Nothing, a primeira instalação global para sua nova marca, que incluirá o carro conceito Design Vision Concept, que antecipa os próximos lançamentos da montadora inglesa.
“A Jaguar tem suas raízes na originalidade. Sir William Lyons, nosso fundador, acreditava que ‘um Jaguar não deveria ser cópia de nada’. Nossa visão para a Jaguar hoje é guiada por essa filosofia. A nova Jaguar é construída ao redor do Modernismo exuberante. É criativa, ousada e artística em cada ponto de contato. É única e destemida”, afirma o Professor Gerry McGovern OBE, CCO da Jaguar.
A Jaguar reimaginada apresenta uma identidade completamente nova. O novo logotipo da Jaguar é sua assinatura, que combina as letras maiúsculas e minúsculas. A grafia linear utiliza uma fonte exclusiva para a marca. Outro ponto que a Jaguar destaca é o uso de cores exuberantes, com diferentes tons de amarelo, vermelho e azul como base.
As cores serão utilizadas sempre com diferentes texturas. Já o tradicional símbolo do "felino saltador" foi reimaginado. Sempre saltando para frente, representa a excelência e um símbolo de distinção e expressão da marca. Ele é usado como um toque final ou acabamento.
“Esta é uma reinvenção que recaptura a essência da Jaguar, retornando-a aos valores que a consagram, ao mesmo tempo que a mantém relevante para o público atual. Estamos criando a Jaguar para o futuro, restaurando seu status como uma marca que enriquece a vida de nossos clientes e da comunidade Jaguar”, complementa o executivo.