Rodamos uma semana com o Jeep Compass 4xe e nossa intenção nesse avaliação foi avaliar o seu consumo de combustível. Afinal, já conhecíamos o comportamento dinâmico do carro, pois o avaliamos nas estradas do Rio Grande do Norte, em seu lançamento. O resultado foi incrível: o Jeep Compass fez 32,7 km/l de gasolina na cidade.
Havia grande expectativa sobre o consumo do Compass 4xe, que é a versão híbrida plug-in do Jeep. Isso porque na Europa houve uma divulgação de que o Compass 4xe é capaz de fazer 50 km/l de gasolina. Para o Brasil, a Stellantis preferiu ser mais conservadora e divulgou os números que conseguiu nas medições do Inmetro: 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada.
Conseguimos mais na cidade. Numa viagem de São Paulo ao Guarujá, o Jeep Compass 4xe cumpriu a meta e teve ótima regeneração de energia na descida da Serra do Mar. Depois, mesmo rodando a 120 km/h na estrada e passando pela subida da serra, marcou 15,5 km/l de gasolina.
Mas essa viagem custou dois cabos de carregamento, que foram roubados do porta-malas (!) enquanto o carro estava estacionado em frente a um restaurante. Mesmo sem o cabo de carregamento, foi possível colocar o Compass no modo E-save para carregamento da bateria. Como são apenas 11,4 kWh, não demora muito para carregar rodando na cidade. Nesse caso, o consumo sobe e ele fez 12 km/l de gasolina.
Depois, rodando de forma moderada, porém normal, com acelerações suaves e no modo híbrido, o Jeep Compass mostrou ser capaz de fazer 32,7 km/l de gasolina num percurso urbano de 50 km. Isso mostra que a Toyota tinha razão quando criticou a medição do Inmetro no Corolla híbrido por considerá-la defasada.
Segundo a Jeep, o Compass 4xe Plug-in Hybrid tem um alcance de 45 km no modo 100% elétrico. É uma alternativa para quem roda pouco na cidade e tem um bom carregador. Com o Wallbox de 7,4 kW da Jeep, a bateria é carregada em apenas 1h20min. Na tomada de 220V dá para carregar em 5 horas.
O Jeep Compass 4xe não é tão ágil como o Compass T270 que usa motor 1.3 turbo flex de 185 cv e câmbio automático de 6 marchas. Isso porque o carro é mais pesado. Claro que o desempenho vem – e vem forte – mas desde que se pise fundo no acelerador, e isso prejudica o consumo, que é a razão de ser de um carro híbrido.
No dia-a-dia da cidade o Jeep Compass 4xe não se mostrou tão leve quanto no test drive em estradas de terra que fizemos na região de São Miguel do Gostoso (RN). Mas tudo que um Compass com motor térmico tem, o Compass 4xe também tem.
A diferença é que ele tem o motor dianteiro de 180 cv para tracionar as rodas dianteiras e o motor elétrico de 60 cv (44 kW) para tracionar as rodas traseiras. A potência combinada é de 240 cv. Para quem consegue dirigir de forma econômica, o Jeep Compass 4xe entrega um alcance fantástico de 927 km.
O Jeep Compass 4xe custa R$ 349.990. Barato não é. Mas, para quem deseja um SUV híbrido plug-in médio, o preço está bastante competitivo. E, sim, não é milagre: ele pode fazer 32,7 km/l de gasolina na cidade.