O Jeep Renegade teve dias de glória no Brasil e foi o SUV mais vendido dos últimos anos. Mas, em 2022, perdeu relevância em termos de volume de produção e acaba de sair do top 5 no segmento. O Jeep Renegade 2022 foi canibalizado dentro da Stellantis pelo Fiat Pulse.
Há exatamente um mês (26 de julho), o Jeep Renegade ainda aparecia à frente do Fiat Pulse nos informes da Fenabrave: 27,7 mil vendas contra 27,6 mil. Mas no informe desta sexta-feira (26 de agosto), o Renegade já aparece atrás do Pulse: 33,1 mil vendas contra 32,5 mil.
O Jeep Renegade pode voltar a ser o SUV mais vendido do Brasil? Parece difícil. A mudança de posicionamento do Renegade ocorreu porque a Stellantis precisava criar um espaço para o crescimento da Fiat, da Peugeot e da Citroën no segmento B-SUV (utilitários compactos).
Com o fim das versões a diesel, o Jeep Renegade teve um aumento de R$ 27 mil em sua versão de entrada. Entretanto, as versões 4x4 tiveram uma queda de até R$ 17,7 mil no preço. Posicionado para cima, o Renegade se tornou mais lucrativo para a Jeep, mas, com a crise de semicondutores, perdeu força para concorrer com o Fiat Pulse e outros SUVs no mercado.
Além de conectividade e segurança em níveis superiores, as versões 4x2 do Jeep Renegade ganharam vida com o novo motor 1.3 turbo flex. A potência subiu de 139 cv para 185 cv. O carro se tornou muito melhor nessa configuração.
As vendas, entretanto, caíram. Pela primeira vez desde que foi lançado no Brasil, em 2015, o Jeep Renegade deixa de brigar pela liderança em seu mercado. Antes da chegada do Fiat Pulse (outubro 2021) o Renegade tinha uma venda média de 6,5 mil unidades. A partir de novembro do ano passado, a venda média do Renegade caiu para 4,3 mil.
Com 41,1 mil vendas acumuladas na reta final de agosto, o Volkswagen T-Cross lidera a corrida dos SUVs no mercado brasileiro. Ele é seguido de perto pelo irmão do Renegade na Stellantis, o Jeep Compass, que tem 39,3 mil e é da categoria C-SUV (médios).