Kia Niro Hybrid estreia e põe fim à “chupeta” de bateria

Inédito crossover full hybrid, Kia Niro começa a ser vendido no Brasil em duas versões e traz algumas soluções geniais

5 out 2022 - 20h02
Kia Niro Hybrid
Kia Niro Hybrid
Foto: Kia / Divulgação

O Kia Niro foi lançado nesta terça-feira (5) no circuito Capuava, em Indaiatuba (SP), e traz algumas soluções geniais. O crossover coreano é um full hybrid, ou seja, tem bateria de alta voltagem sem necessidade de carregar na tomada e acaba, por exemplo, com a necessidade de fazer a famosa “chupeta” por cabos caso a bateria auxiliar de 12 volts fique descarregada.

O Kia Niro elimina a “chupeta” porque tanto a bateria do sistema híbrido, de 240V, quanto a bateria dos sistemas elétricos, de 12V, são alimentadas por íons de lítio. Portanto, caso a bateria fique sem carga, basta apertar o botão “12V BATT RESET” no painel para reiniciá-la por meio de um transferidor de carga.

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Kia Niro Hybrid
Foto: Kia / Divulgação

Mas há outros itens interessantes no Kia Niro. Em busca de redução de peso, a engrenagem da marcha-à-ré foi simplesmente suprimida do câmbio automático de dupla embreagem. O carro tem apenas as engrenagens das 6 marchas à frente. Como dá ré? Por meio da reversão do motor, fazendo com que as engrenagens girem ao contrário. Só nisso a Kia economizou 2,3 kg no peso do carro.

Tem mais. A moda é ter o teto em cor diferente do corpo da carroceria? Não no Kia Niro. O crossover coreano inovou ao permitir que os clientes coloquem uma cor diferente na coluna C (que fica atrás das portas traseiras). Mas não é só isso.

A coluna C do Kia Niro Hybrid é aerodinâmica. Como? Ela traz uma pequena abertura para que o ar penetre na parte final das portas e saia ao lado das lanternas, que são verticais e em forma de bumerangue. Isso ajuda na aerodinâmica, que ajuda na eficiência do carro.

Kia Niro Hybrid
Foto: Kia / Divulgação

O Kia Niro não é apenas mais um “SUV híbrido”. Não. Ele é de fato inovador. Várias partes do carro utilizam materiais recicláveis para que a sustentabilidade do veículo vá além do motor elétrico que trabalha com o motor a combustão interna. Os bancos, por exemplo, são em altaica bio sintético com ingredientes de árvores de eucaliptos. A cobertura flexível do porta-malas (425 litros) é feita 70% de plástico reciclável.

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Criado por um designer turco, o Kia Niro Hybrid foi para a linha de produção em Hwasung, na Coreia, com poucas mudanças em relação aos sketches originais. Por isso, o carro tem um visual emocional. É baixo e largo. Tecnicamente, é um SUV, mas parece um hatchback estendido e não muito elevado (161 mm de vão livre), por isso achamos melhor chamá-lo de crossover.

O interior é muito caprichado, com volante de direção de apenas dois raios, multifuncional. O painel digital e a multimídia têm 10,25” cada. Há entradas USB-C na frente e nas laterais dos bancos dianteiros para atender os passageiros do banco de trás. O encosto de cabeça dos bancos tem um novo desenho para que a parte superior dos bancos funcione como gancho para sacolas e casacos.

Kia Niro Hybrid
Foto: Kia / Divulgação

Com 4,420 m de comprimento, 1,825 m de largura, 1,545 m de altura e 2,720 m de entre-eixos, o Kia Niro tem um espaço interno generoso. A distância para as pernas traseiras pode chegar a 1,011 m. O carro tem acabamento ecológico, porém caprichado. Está bem equipado com sistemas de segurança e conectividade.

O Kia Niro é considerado um Full Hybrid porque utiliza dois motores. O motor 1.6 tem 105 cv de potência e 144 Nm de torque. O motor elétrico tem 32 kW de potência (43,5 cv) e 170 Nm. A potência combinada do conjunto é de 141 cv e o torque é de 265 Nm. Não é um campeão de arrancadas, mas acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos.

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A bateria de 240V do Kia Niro tem 1,32 kWh de capacidade e 5,5 Ah. A garantia é de 5 anos ou 100.000 km. A proposta do Niro é ser um carro de viagem confortável e lúdico, com sons de passarinhos na cabine, sem a adrenalina da esportividade. Ele roda macio, com suspensão independente nos eixos dianteiro e traseiro e pneus 225/45 em belas rodas de 18”.

Kia Niro Hybrid
Foto: Kia / Divulgação

Segundo o Inmetro, o Kia Niro Hybrid faz 19,8 km/l de gasolina na cidade e 17,7 km/l na estrada. A emissão de CO2 é de apenas 68 g/km. O carro ganhou nota A em todos os quesitos do Inmetro e também o selo Conpet de eficiência energética. Com um tanque de 42 litros, o alcance é de 800 km.

O Kia Niro está à venda nas 68 concessionárias da marca no Brasil em duas versões: EX por R$ 204.990 e SX Prestige por R$ 239.990. Devido à escassez de semicondutores, a Coreia está entregando poucos carros para a América Latina. Só o Brasil (145 unidades) e o México (30) receberam carros neste primeiro lote. Portanto, o Kia Niro já nasce como uma joia rara neste primeiro momento.

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