A quinta edição de resultados do ano do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe) apresentou bons resultados para o Toyota Corolla e o novo Volkswagen Virtus, enquanto o novo VW Polo conseguiu apenas três estrelas. Vale destacar que todos os modelos foram testados a pedido das próprias montadoras, o que mostra a preocupação das empresas com a segurança que seus veículos oferecem.
O novo Volkswagen Polo, produzido no Brasil, obteve três estrelas. Contando com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça/corpo) e ESC como equipamento padrão alcançou 73,21% de proteção para ocupante adulto, 71,33% em ocupante infantil, 51,41% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,14% em assistência à segurança.
O modelo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e ESC. A falta de disponibilidade das tecnologias ADAS e dos airbags de cortina limitou principalmente o modelo a alcançar uma melhor classificação.
Já o Toyota Corolla, também produzido no Brasil, conseguiu cinco estrelas (nota máxima) em sua avaliação. Com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento padrão desde 2017, o Toyota Corolla atingiu 83,31% em proteção para ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança.
O sedã fabricado em Indaiatuba (SP) foi avaliado pela quinta vez por decisão voluntária da fabricante e o resultado é válido para todas as origens de produção, de acordo com o Latin NCAP.
A versão atual do Corolla foi avaliada em 2019 pelo Latin NCAP alcançando cinco estrelas para a proteção de ocupantes adultos e crianças sob o protocolo anterior. Naquela época, foram avaliadas as tecnologias de assistência à segurança, bem como a proteção de pedestres, com o objetivo de avaliar o Corolla sob o próximo e mais exigente protocolo.
O modelo foi avaliado para impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) de cidade e alta velocidade, sistemas de suporte de pista (LDW, LKA e RED) e ESC.
O novo Volkswagen Virtus, produzido na Índia, alcançou cinco estrelas. O sedã com seis airbags e ESC como equipamento padrão atingiu 92,35% em proteção para ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 53,09% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 84,98% em assistência à segurança. O modelo foi testado para impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, AEB de cidade e alta velocidade e ESC.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamentos de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores a compra das versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e de bom desempenho.
“A Toyota e a Volkswagen estão mais uma vez mostrando seu compromisso com veículos mais seguros na região. Embora o desempenho de três estrelas do novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS. O Latin NCAP incentiva essas fabricantes, assim como todos as outras, a incluir os modelos mais populares na classificação de cinco estrelas. A rotulagem de segurança veicular, incluindo a classificação em estrela do Latin NCAP, é a ferramenta mais eficiente para trazer carros mais seguros para a região antes dos regulamentos e como resultado de uma decisão voluntária dos fabricantes. Os programas NCAP em todo o mundo têm o apoio e o envolvimento total ou parcial dos governos locais; porém isso ainda não é o caso do Latin NCAP”, declarou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.
"Comemoramos o fato de haver mais duas opções de veículos com classificação de cinco estrelas no Latin NCAP nos mercados da América Latina e do Caribe: o Toyota Corolla e o Volkswagen Novo Virtus. Isto constitui um exemplo para outros fabricantes da região que continuam a nos vender a segurança como um luxo, independentemente do impacto que ela tenha sobre a vida das pessoas, das famílias e da economia dos países de nossa região. Quanto ao novo Volkswagen Polo, embora tenha obtido uma classificação de três estrelas, sendo um carro com alta penetração em nossos países, ele tem áreas de oportunidade para melhorar seu desempenho de segurança, particularmente em termos de airbags e tecnologias de assistência à condução, tais como frenagem autônoma de emergência. Para ajudar a melhorar a segurança de nossos carros, precisamos ter a rotulagem de veículos que mostrem as estrelas do Latin NCAP. O papel dos programas NCAP tem sido fundamental para melhorar a segurança veicular em diferentes mercados; é por isso que as Nações Unidas apoiam essas iniciativas. É hora de os governos da América Latina e do Caribe também reconhecerem o Latin NCAP como um catalisador para a proteção dos consumidores", acrescentou Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP.