Marca chinesa Neta inaugura sua primeira concessionária no Brasil

Localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro (RJ), primeira concessionária da Neta estreia com os modelos Aya e X

22 jan 2025 - 12h57
(atualizado às 16h28)
Concessionária Neta Auto Potenza, no Rio de Janeiro (RJ)
Concessionária Neta Auto Potenza, no Rio de Janeiro (RJ)
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Meses depois de anunciar a chegada dos modelos Aya e X ao Brasil, a marca chinesa Neta finalmente inaugurou sua primeira concessionária no país na última terça-feira, 21. Localizada no Rio de Janeiro (RJ), a concessionária Neta Auto Potenza já oferece a dupla de modelos elétricos e também conta com infraestrutura de pós-vendas. O evento de inauguração contou com a presença de executivos da marca, imprensa e influenciadores.

A operação da Neta Auto Brasil começou em novembro de 2024, quando a marca chinesa inaugurou pontos de venda em shoppings em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo. Como condição especial de inauguração da primeira loja física da marca, a marca está oferendo condições especiais e algo inusitado.

Publicidade
Concessionária Neta Auto Potenza, no Rio de Janeiro (RJ)
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Os 20 primeiros clientes da NETA Potenza poderão escolher em ter taxa zero (em 24 meses e com 60% de entrada) ou um bônus de até R$ 12 mil no veículo seminovo utilizado como troca. E quem comprar qualquer versão do AYA ou do X e indicar uma pessoa para realizar um test drive, essa pessoa indicada receberá imediatamente após o teste um PIX de R$ 100 da concessionária. A ação é por tempo limitado, exclusiva para a Neta Potenza e requer agendamento junto à concessionária.

A Neta estreia no Brasil com os modelos Aya, que tem preços a partir de R$ 128.900, e o SUV Neta X, que parte de R$ 204.900. O Aya é um SUV compacto, que traz motor elétrico de 70 kW de potência (95 cv) e 150 Nm. Com bateria de 40,7 kWh, o alcance é de 263 km no ciclo PBEV do Inmetro. Ele também é oferecido na versão Luxury (R$ 134.900), que adiciona itens de segurança e condução semiautônoma.

Concessionária Neta Auto Potenza, no Rio de Janeiro (RJ)
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Já o Neta X é um SUV elétrico um pouco maior, e traz visual moderno e esportivo. Ele será vendido em duas versões no Brasil (500 e 500 Luxury). Novamente, a versão 500 Luxury se diferencia pela presença do pacote Adas de itens de segurança. Ambas trazem um motor elétrico de 120 kW de potência (163 cv) e 210 Nm. O alcance é de 317 km no ciclo PBEV.

Além deles, a Neta também trará o esportivo Neta GT e o SUV Neta L, além do luxuoso Neta S, que virá em poucas unidades “para testar a receptividade do modelo no mercado brasileiro”. Todos os carros da Neta terão garantia total de 5 anos e de 8 anos para motor e bateria, com assistência 24h. Além disso, as 5 primeiras revisões são gratuitas e ocorrem a cada 20.000 km. 

Publicidade
Concessionária Neta Auto Potenza, no Rio de Janeiro (RJ)
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Além de inaugurar a nova loja, a Neta também destacou alguns dos planos da marca para o Brasil. Em 2025, a chinesa pretende comercializar 6 mil carros no país, além de abrir mais de 40 pontos de vendas em todo o país. Desse total, cerca de 30 pontos serão concessionárias, e os demais em shopping centers, em 20 cidades do Brasil.

A marca chinesa também terá um centro de distribuição de peças em São Bernardo do Campo (SP) com estoque inicial de 75.000 componentes. Futuramente, a Neta ainda pretende ter uma fábrica no Brasil. Ainda em fase de negociações, a marca estuda parcerias para a produção CKD ou SKD, além da utilização de uma fábrica já construída ou uma nova estrutura.

Os planos iniciais incluem o investimento para produzir os modelos Neta Aya e X a partir de 2026 em regime CKD, com capacidade para até 20 mil carros por ano. O investimento será de R$ 70 milhões. A partir de 2027, a marca pretende fabricar o Neta L, investindo mais R$ 50 milhões. 

De acordo com os executivos da marca, a decisão de fabricar no Brasil é considerada após o aumento dos impostos para carros eletrificados importados, além da possibilidade de oferecer um volume maior de veículos, que teriam alguns componentes nacionalizados. Além dos modelos elétricos, a Neta também pretende vender e produzir carros híbridos no Brasil.

Publicidade

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se