Um esportivo das ruas para as pistas. A McLaren Motorsport revelou nesta semana o seu novo carro de corrida, o Artura GT4. Ele fará sua estreia pública global no Festival de Velocidade de Goodwood, que ocorrerá em Sussex (Inglaterra), de 23 a 26 de junho. Baseado no McLaren Artura convencional, o Artura GT4 será sucessor do modelo de competição 570S GT4.
O novo Artura GT4 compartilha grande parte de sua tecnologia com o carro de rua McLaren Artura, que estreou a nova arquitetura leve de carbono da marca britânica. Assim como o modelo de produção, o novo McLaren Artura GT4 tem a minimização do peso como um elemento-chave. Com um motor V6 compacto e acessórios como o sistema de escape com peso reduzido, o novo Artura GT4 é mais de 100 kg mais leve que o 570S GT4.
O Artura de rua tem motorização híbrida com motor V6 biturbo compacto totalmente novo, aliado a um motor elétrico de fluxo axial localizado na transmissão. Juntos, eles oferecem 680 cv de potência e impressionantes 804 Nm de torque. O câmbio é sempre uma transmissão de dupla embreagem com oito marchas. Já o novo Artura GT4 abre mão dos componentes híbridos, já que os regulamentos da classe GT4 não permitem trens de força híbridos.
De acordo com a McLaren, a falta de componentes híbridos proporciona uma economia de peso de 130 kg. No carro de corrida, o espaço existente dentro do monocoque de carbono (destinado à bateria híbrida do carro de rua) abriga a célula de combustível e o sistema de acionamento auxiliar, mantendo a concentração de peso na parte central.
O novo motor V6 possui turbocompressores duplos de resposta rápida situados dentro do “V” do motor. A unidade foi projetada para, mesmo sem eletrificação, oferecer melhores respostas do acelerador e economia de combustível em comparação com o antigo M838 V8 usado no 570S GT4. No entanto, a McLaren não revelou os números oficiais de potência e torque do Artura GT4. Na versão de rua, o motor V6 biturbo 3.0 litros oferece 584 cv de potência e 583 Nm de torque.
Consideravelmente mais leve e menor do que o antigo V8, o novo motor V6 melhora ainda mais a relação peso-potência, reduz o centro de gravidade do carro e beneficia a distribuição de peso. O motor V6 é controlado por uma ECU Bosch Motorsport para ajustar o gerenciamento do balanço de performance, essencial para competir na categoria GT4. O Artura GT4 também possui um chicote elétrico modular para automobilismo para maior facilidade de manutenção, reduzindo os tempos e custos de reparo.
A potência é entregue por meio de um câmbio de 7 marchas com um conjunto de relações aprimoradas para maior desempenho. O sistema de transmissão possui software de diagnóstico integrado. Trata-se de uma unidade diferente da utilizada no Artura de rua, já que o regulamento GT4 exige que o carro tenha marcha à ré. No modelo de rua, a caixa de câmbio de 8 marchas não tem ré, que é feita por meio da reversão do motor elétrico.
Por fora, o novo McLaren Artura GT4 traz um pacote aerodinâmico que oferece maior força descendente do que o 570S GT4 − particularmente na extremidade dianteira, que apresenta divisor, planos de mergulho e duto de capô feitos sob medida. Na traseira, uma asa de alta eficiência incorpora sete configurações de ângulo para cobrir um amplo espectro de tipos de circuitos de corrida.
De acordo com a McLaren, os níveis de segurança do novo Artura GT4 estão no mesmo nível do 720S GT3, incluindo o banco do piloto fixo, os pedais ajustáveis em distância e o volante no 720S GT3, com botões iluminados para corridas em todas as condições, tanto de dia quanto de noite. O cockpit também apresenta um novo display de instrumentos Bosch DDU, com gráficos aprimorados.
A suspensão e a dirigibilidade foram aprimoradas em relação ao 570S GT4. Na traseira, um diferencial de deslizamento limitado mecânico oferece maior aderência e desempenho com o benefício de menor desgaste do freio traseiro, maior desempenho e consumo de combustível reduzido em relação ao sistema do 570S GT4. O amortecimento também foi melhorado, assim como a eficiência de resfriamento dos freios.
As melhorias na capacidade de manutenção incluem um capô removível para facilitar o acesso, uma célula de combustível de 110 litros com duas bombas de elevação para corrida e uma bomba principal para maior confiabilidade e desempenho. A asa traseira é montada no chassi usando um novo design que permite retirar a carenagem traseira sem desmontar a asa.
Os espectadores do Festival de Velocidade de Goodwood poderão ver o Artura em ação no evento. A divisão de corridas da McLaren Automotive continuará um programa intensivo de testes e desenvolvimento antes da temporada de 2023, quando os primeiros carros de clientes competirão. Os clientes já podem manifestar interesse pelo novo Artura GT4 por meio dos concessionários McLaren Motorsport.