Mercedes-Benz Sprinter elétrica chega por R$ 482 mil

Chamada de eSprinter, a novidade tem motor elétrico de 200 cv e até 478 quilômetros de alcance

10 dez 2024 - 13h25
Resumo
Mercedes-Benz eSprinter é opção 100% elétrica, sustentável e amiga do meio-ambiente que chega para dar fôlego ao mercado de transporte de cargas e passageiros dominado pelo diesel

Para celebrar os 30 anos de seu principal produto comercial, a Sprinter, a Mercedes decidiu trazer ao Brasil a versão elétrica da van, que existe na Europa desde 2019, chamada eSprinter - obviamente, com todas as atualizações possívels.

A eSprinter chega com o mesmo desenho da atual Sprinter. As maiores diferenças, porém, estão no conjunto mecânico: na versão elétrica, o motor 2.0 turbodiesel (de 150 a 163 cv e 34,7 a 40,8 kgfm de torque) dá lugar a um elétrico de 200 cv e 40 kgfm de torque, que fica no eixo traseiro do veículo.

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Com baterias do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato), são dois tipos de capacidade: 81 kWh ou 113 kWh. São dois modos de recarga: por wallbox residencial, com potência de 11 kw, o que faria o recarregamento durar de 8h a 11h; ou por carregadores ultrarrápidos de 50 kw, que exigiriam pouco mais de 1h para fazer a bateria chegar a 100%.

E a tecnologia não está só motor e na bateria. A própria eSprinter tem soluções embarcadas que ajudam quem dirige a economizar, como três modos de condução: Comfort (standard), Economy e Max Range. Ao lado dos modos de condução ainda há um sistema que oferece quatro modos de regeneração (Normal, Forte, Leve ou desligado).

São três configurações:

  • Furgão
  • Van
  • Chassi

E duas versões de carga (3,25 toneladas e carteira B ou 4,25 toneladas e CNH C), bem como dois tipos de entre-eixos (3,66 m e 4,32 m). Segundo a Mercedes, a capacidade volumétrica de carga varia de 10,5 m³ a 14 m³. Visualmente, há dois pacotes: um mais sofisticado, com rodas de liga; e outra mais comercial, com peças de aço.

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A van vem de série com assistente de frenagem, manutenção em faixa e alerta de ponto cego; direção com assistência; ar-condicionado; TPMS; faróis em LED; retrovisores com rebatimento automático; banco do motorista com aquecedor e central multimídia com assistente de voz.

Como parte da oferta de lançamento, a eSprinter virá com as quatro primeiras revisões grátis. O plano de manutenção inclui serviços a cada 40 mil km ou 1 ano - são dois anos de garantia total e oito para a bateria. O preço inicial é de R$ 482 mil.

Mercedes-Benz eSprinter
Mercedes-Benz eSprinter
Foto: Divulgação
André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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