O Brasil deve voltar a ter uma fábrica de carros de passeio da Mercedes-Benz. A informação foi dada pelo presidente da fabricante no Brasil, Philipp Schiemer, nesta segunda-feira na Alemanha. O executivo disse que as negociações para a nova planta - que deverá produzir 30 mil unidades por ano - estão no final e que dois Estados estão na disputa para recebê-la: São Paulo e Santa Catarina.
A nova fábrica da Mercedes no Brasil deverá produzir carros como o Classe A, o Classe B e o GLA - utilitário esportivo da marca alemã que será mostrado amanhã durante o salão do automóvel de Frankfurt e chega ao País em 2014.
A planta no Brasil é uma saída para a Mercedes poder vender carros mais baratos. Isso porque com as regras para incentivo de produção local, empresas que não têm planta no País ou não se adequam a uma série de regras para fomentar a indústria local, o Inovar Auto, estão restritas a uma cota de 4,8 mil unidades ao ano importadas sem sobretaxa de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A Mercedes já produziu carros de passeio no Brasil, com o Classe A, sendo fabricado em Juiz de Fora (MG) entre o final dos anos 1990 e começo dos 2000.