É praticamente impossível não se apaixonar pelo novíssimo Mercedes EQE 300. O carro estreou nesta sexta-feira (28) no mercado brasileiro e reúne atributos espetaculares, capazes de conquistar os poucos consumidores que podem pagar R$ 709.900 num automóvel 100% elétrico.
Além de belo, surpreendente e muito tecnológico, o Mercedes-Benz EQE 300 é também um carro muito raro. A montadora alemã trouxe apenas 13 unidades para o Brasil e distribuiu um EQE para cada loja habilitada a vender os carros elétricos alemães.
A carroceria é a do Mercedes Classe E (4,94 m), mas o projeto é 100% elétrico. O design é primoroso, AMG Line, portas sem moldura com maçanetas retráteis, rodas de 21”, faróis digitais, para-choques AMG em preto brilhante, silhueta cupê, spoiler na tampa do porta-malas, lanternas traseiras com faixa de led e câmera de ré escondida atrás da estrela (que se abre).
Por dentro, é um show. Começa pelo volante de couro branco e base reta, muito tecnológico, com ótima empunhadura, e acabamento claro. O painel digital é uma tela de tablet de 12,3” na posição horizontal. A tela multimídia é uma tela de tablet de 12,8” aplicada sobre uma superfície muito elegante e sofisticada. Até as saídas de ar, ocupando a parte superior do painel, são discretas e funcionais.
O painel tem tecnologia oled e o sistema de som Burmester tem 710 watts e 15 alto falantes. O carro oferece o sistema Sound Experience, que muda o tom das instruções de acordo com o modo de condução escolhido. O sistema de direção semiautônoma é bastante eficiente e faz curvas, mas, devido à má sinalização nas ruas, não dá para ser usado em todas as situações.
Não rodamos muito com o Mercedes EQE, mas foi possível perceber a incrível maciez da suspensão a ar e o extremo bom gosto em todos os detalhes do sedã elétrico. Ele é altamente tecnológico, com 12 sensores ultrassônicos, 4 câmeras visto 360 graus, 4 radares de curto alcance, 1 radar de longo alcance e uma câmera estéreo na altura do espelho interno.
O carro é fabricado em Bremen, Alemanha, com 100% de aço reciclado e tem mais de 75 kg de componentes reciclados ou renovados. Esta versão é vendida como Edition One e tem ainda painel revestido em madeira, soleira iluminada e acabamentos exclusivos.
O Mercedes EQE tem tração traseira. O motor é posicionado no eixo traseiro, em posição transversal, e oferece 245 kW de potência, que equivalem a 180 kW. O torque é de 550 Nm e a bateria de 89 kWh oferece um alcance de 645 km. É bastante.
O EQE não chega a ser um exagero de potência e isso é bom, pois permite maior autonomia em cada carga, que pode ser feita em 31 minutos. O sedã elétrico acelera de 0 a 100 em 7,2 segundos. O Mercedes EQE tem uma caixa de transferência de duas velocidades, mas rodando é como se o carro tivesse um câmbio CVT. Tudo é feito de forma automática.
A bateria tem 10 módulos e fica no assoalho do carro. Ela pesa 588 kg, ou seja, 25% dos 2.385 kg do carro. A garantia é de 10 anos ou 250 mil km.
A Mercedes acredita que conseguirá atrair um público novo e mais jovem para a marca com os seus novos carros elétricos. Além do sedã EQE 300, a Mercedes acaba de lançar os SUVs EQA 250 e EQB 250, que se juntam ao pioneiro EQC e ao impressionante EQS AMG.
Para 2023, a Mercedes-Benz trará mais três carros elétricos para o mercado brasileiro. Um será o EQC sedã, para se juntar ao EQC SUV e o outro será o EQE SUV, para se juntar ao sedã lançado agora. Haverá ainda um novo modelo AMG na linha de carros elétricos da marca.