A Mitsubishi anunciou nesta segunda-feira sua nova SUV híbrida, a Outlander PHEV que será exibida no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, o evento automobilístico mais importante do País que começa no próximo 30 de outubro.
Produzido no Japão, o carro foi desenvolvido para ser um híbrido não apenas entre e combustão e os dois motores elétricos, mas também entre cidade e estrada – cada tipo de direção tem uma autonomia.
Ele apareceu pela primeira vez em 2010 como carro conceito, mas agora ganhou sua versão de rua.
Este 4x4 possui três modos de condução, "100% elétrico" – considerado ideal para cidade e rodar em trechos curtos. "Híbrido em série", o carro ainda é movido por eletricidade, mas o motor de combustão gera a energia para as baterias e gerador elétrico – esse modo quando a energia está perto do fim ou para dar mais potência ao carro.
E no “híbrido paralelo” o motor à gasolina atua em conjunto com o motores elétricos, esse gênero é mais indicado quando uma potência extra é necessária, como trechos de serra ou direção 4x4 em trechos off-road.
Destaque que mesmo no sistema de motor 100% elétrico, o carro consegue atingir até 120 km/h, acima disso a pickup entra automaticamente em um dos outros dois tipos de direção.
No joystick de mudança de marcha – o carro não tem sistema de câmbio – ainda possui os botões “charge” para o motor à gasolina carregar a bateria e o botão “save” para reduzir o uso de energia elétrica.
O motor elétrico da Outlander PHEV possui 82 cavalos de potência e sua bateria tem autonomia de 52 quilômetros, em teoria – isso porque o carro tem um sistema capaz de regenerar a energia por meio de cinética, similar ao Kers usado nos carros da Fórmula 1.
O sistema de regeneração da SUV é controlado por borboletas (paddle shifters) com seis níveis restauração, como ao descer em um trecho de serra.
Este é o segundo carro com células de eletricidade da fabricante japonesa, o primeiro foi o iMiEV, lançado no Japão em 2009. “Agora, estamos apresentando um veículo que é mais adequado ao mercado brasileiro, em que o consumidor pode utilizar o carro em diversas situações, seja nos centros urbanos ou mesmo em grandes viagens com a família”, diz Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi no Brasl.
Bateria, assistência e app
A bateria de íon de lítio possui 80 células e tem 12 kWv de capacidade com tensão de 300 V. A bateria pode ser recarregada em estações de Quick Charger em apenas 30 minutos ou mesmo por fontes de energia de 220 V (5 horas) ou 110 V (10 horas).
Chama a atenção na Outlander PHEV que, diferente dos outros modelos de carros híbridos, a bateria que armazena a energia fica embaixo do carro em sistema selado, no assoalho. Outros híbridos como o Volt e o iMIev ficam na traseira do carro, tirando o espaço do porta-malas. Isto permite melhor distribuição do peso do carro e melhor modo de direção.
A Outlander PHEV ainda possui sistemas de assistências necessários para um carro elétrico, como o AVAS, para alertar o pedestre que um carro elétrico – extremamente silenciosos – está próximo e o FCM, para controlar possíveis obstáculos à frente do veículo acionando controle de frenagem.
O carro ainda possui piloto automático (ACC), alerta para mudança de faixa (LDW) e controle de tração (S-AWC). O automóvel da Mitsubishi também vem com um aplicativo para iOS capaz de controlar as funções do automóvel à distância, como o ar-condicionado.
O carro será vendido no Brasil apenas no primeiro semestre de 2015 e vem nas cores preto, branco, cinza e prata. O preço ainda não foi confirmado.
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