A Honda anunciou nesta segunda-feira que está fazendo o recall de cerca de 2,03 milhões de veículos globalmente devido a sistemas potencialmente defeituosos de enchimento de airbags da Takata, produzidos entre 2000 a 2002 e que apresentam risco de explodir e lançar estilhaços contra passageiros e motoristas, ampliando um recall de abril de 2013. A Nissan anunciou o recall de 755 mil veículos globalmente, enquanto a Mazda disse que fará o recall de 159,807 milveículos.
Com esses novos recalls, no total de 2,9 milhões, o número de veículos convocados nos últimos cinco anos com esse problema sobe para cerca de 10,5 milhões.
A série de recalls cobre os airbags do lado de motoristas e passageiros, produzidos entre 2000 e 2002 pela segunda maior fabricante de peças de segurança automotiva do mundo. A soma total coloca este entre os cinco maiores recalls da história do setor.
O número deve crescer ainda mais depois que a Takata disse estar disposta a apoiar montadoras, incluindo a Honda, Toyota, Chrysler e Ford, na substituição de certos sistemas de enchimento de airbags produzidos pela companhia entre 2000 e 2007 para veículos em algumas regiões com umidade elevada nos Estados Unidos.
Uma porta-voz da Takata disse não está claro qual será o impacto financeiro dos recalls.
Confira quais são os carros mais vendidos no Brasil