A Honda divulgou uma queda de 23% nas vendas de veículos em julho na China, seu maior recuo em 17 meses, jogando dúvidas sobre a meta de vendas para o ano inteiro no maior mercado automotivo do mundo.
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A Honda havia informado que buscava aumentar as vendas na China em 18,9% este ano, mas durante os primeiros sete meses as vendas cresceram apenas 6,9%. Uma porta-voz da Honda atribuiu a queda a uma concorrência dura, e uma queda sazonal na demanda, entre outros fatores, mas disse esperar que as vendas se recuperem na segunda metade do ano após o lançamento de novos modelos.
A Honda e suas duas joint ventures locais venderam 39.543 mil automóveis na China em julho, uma queda de 22,7% ante o mesmo mês do ano anterior e também abaixo da alta anual de 15,8% em junho.
A queda de julho é a maior queda mensal desde fevereiro de 2013, quando as montadoras japonesas ainda sofriam de uma onda de sentimento anti-Japão na China, causado por uma disputa territorial entre Pequim e Tóquio.
As vendas da Honda na China nos primeiros sete meses do ano chegaram a 392.959 veículos, uma alta de 6,9% ante o mesmo período no ano passado. A Honda, que opera joint ventures automotivas na China com a Dongfeng Motor e a Guangzhou Automobile Group, disse que tem como meta vender 900 mil carros na China neste ano.