Mais um carro elétrico chinês estreia no Brasil com proposta urbana e preço agressivo, seguindo os passos da BYD. Modelo de entrada da marca chinesa, o Neta Aya traz foca no custo-benefício e segue a filosofia da empresa em "oferecer tecnologia para todos e democratizar a eletrificação automotiva".
Oferecido nas versões Comfort (R$ 128.900) e Luxury (R$ 134.900), o SUV 100% elétrico mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entreeixos é de 2,42 m, garantindo conforto para quatro adultos dentro da cabine.
O Neta Aya tem tração dianteira e é equipado com motor elétrico de 70 kW (95 cv) e torque de 150 Nm (15,3 kgfm). Com apenas 1.198 kg (em ordem de marcha), o AYA tem relação peso/potência de 12,6 kg/cv e relação peso/torque de 78,3 kg/kgfm, as melhores em comparação aos seus concorrentes diretos no mercado brasileiro.
Isso significa que o Aya oferece mais agilidade e eficiência, especialmente em situações que exigem força, como subidas íngremes ou ao transportar cargas pesadas. A aceleração 0 a 100 km/h é feita em 12 segundos (2s9 a menos do que um de seus rivais).
Sua bateria de 40,7 kWh garante alcance de 338 km (WLTP) ou 263 km segundo as regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
Em uma tomada convencional (carregamento AC), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 6 a 8 horas. Em uma estação de carregamento (DC) são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80%.
O volume total do porta-malas é de 335 litros – 105 litros (ou 45%) a mais do que seu principal concorrente. O volume considera 300 litros (do assoalho até a altura dos bancos) e 35 litros do compartimento sob o assoalho do bagageiro, um espaço ideal para transportar pequenos objetos ou compras no dia a dia. Ao rebater a fileira traseira de assentos, o Aya acomoda até 588 litros na cabine.