A Hozon New Energy, dona da Neta Auto, reagiu nesta segunda-feira, 7, às notícias e especulações sobre a situação da montadora chinesa O CEO da Hozon, Fang Yunzhou, emitiu um comunicado oficial reafirmando os planos da empresa para o mercado nacional e dar mais segurança aos concessionários já nomeados. A Hozon é detentora da marca Neta, que enfrenta dificuldades financeiras na China.
“Admitimos o período de reformas da matriz da Neta e ajustes organizacionais importantes, mas a empresa estava sempre pensando nas possíveis soluções para essas questões para garantir a continuidade e crescimento da operação”, disse Yunzhou. “Estamos próximos de anunciar que a Neta conta com novos investimentos e está no caminho da recuperação passo a passo.”
A Neta pretende repetir no Brasil o sucesso que fez na Tailândia, onde, após alguns anos de operação, é admirada pelos consumidores, com recentes premiações de produtos e de satisfação de clientes. Yunzhou disse que, a partir de agora o Brasil, será a prioridade máxima da marca fora da China: “A Neta continuará no mercado brasileiro”.
A operação da Neta Auto Brasil começou em novembro de 2024, com pontos de venda em shopping-centers em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo. Em janeiro, a marca anunciou a abertura de sua primeira concessionária plena no Brasil, no Rio de Janeiro.
A Neta afirmou que está desenvolvendo ativamente canais de rede, com mais de 20 centros de atendimento em construção. Segundo a montadora chinesa, os centros de atendimento ao cliente começarão a operar ainda no primeiro trimestre e estarão localizados em 13 estados.
O objetivo é chegar a 30 concessionárias estratégicas no Brasil ainda em 2025. As próximas lojas serão abertas em três capitais: Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM).
“Em breve, a Neta divulgará mais estratégias, políticas e tomará ações dia a dia para realizar um maior desenvolvimento no mercado como deve ser”, prometeu Yunzhou, que tem foco na venda de carros elétricos. O Guia do Carro já avaliou o Neta X e teve muita boa impressão do veículo.
“Não há razão para desistir do mercado brasileiro”, completo o CEO da Hozon, que acrescentou um dado importante: “Vale lembrar que a empresa tem cerca de 49% de ações estatais, ou seja, a Neta existirá por muito tempo”.
Siga o Guia do Carro no YouTube