A Nissan se mexeu. Depois de várias instabilidades e após quase se fundir com a Honda, a empresa promete revolucionar o futuro da mobilidade com produtos inteligentes e ousados
A Nissan apresentou nesta quarta-feira (26) uma linha ousada de produtos novos e renovados, juntamente com tecnologias "de próxima geração" que vão estrear durante os anos fiscais de 2025 e 2026 (para a Nissan, os anos fiscais começam em abril e terminam em março).
Equipados com recursos "inovadores", os novos produtos terão que desempenhar papel fundamental para aumentar a performance da empresa, fortalecer a fidelização dos clientes, atrair novos compradores, fazer a rentabilidade crescer e promover ainda o fortalecimento crescimento sustentável.
Para satisfazer uma crescente demanda por diversas opções de motorização, a futura linha de modelos vai incluir tecnologias como e-POWER de condução 100% elétrica e híbridos plug-in, carros elétricos (EVs) de nova geração e motores de combustão interna mais avançados.
Guillaume Cartier, Chief Performance Officer, declarou:
"Hoje, revelamos nossa proposta redefinida de mercado e nossa estratégia de produtos customizada para melhor atender as necessidades dos clientes e potencializar o crescimento. Por meio da diversificação de motorizações e novos modelos, vamos oferecer uma gama mais ampla de opções para atender às diferentes preferências dos clientes, diferenciando ainda mais as marcas Nissan e Infiniti".
Ivan Espinosa, atual Chief Planning Officer, comentou:
"Nos próximos dois anos, vamos lançar uma impressionante linha de modelos que vai redefinir o caminho! Estes lançamentos incluem o Nissan Leaf renovado e um novo e ousado Micra EV (que foi vendido no Brasil como March). Mas não é só isso: estamos renovando nossa linha de SUVs e nosso sistema e-POWER de próxima geração promete entregar novos níveis de eficiência e sofisticação".
"Estamos comprometidos em investir em produtos que personifiquem o que a Nissan tem de melhor. Para os nossos fãs apaixonados e clientes fiéis, posso assegurar que isso é só o começo de uma emocionante jornada", complementou o CPO.
O novo Nissan LEAF
Reimaginado como um crossover elegante e espaçoso, ideal para a família, o Nissan Leaf de terceira geração combina melhorias significativas na aerodinâmica com uma arquitetura elétrica mais avançada.
Pela primeira vez o carro terá rodas de liga de 19 polegadas e teto panorâmico. Além disso, para o mercado norte-americano, também será integrado um carregador do tipo NACS – a primeira vez para um EV da Nissan –, oferecendo a praticidade do acesso à rede de supercarregadores da Tesla.
O novo Leaf é feito sobre a plataforma modular CMF-EV da Nissan (que estreou com o Ariya). A gestão eficiente da energia, o design otimizado e a performance ao volante melhorada graças à nova motorização devem ajudar o carro a entregar uma série de melhorias significativas em relação à autonomia na comparação com a geração anterior. Maiores detalhes serão anunciados em meados do ano.
Sistema e-POWER de próxima geração
A terceira geração do sistema e-POWER da Nissan, pensado para os clientes que buscam motorização de alto rendimento, vai se beneficiar dos aprendizados obtidos com os mais de 1,6 milhão unidades feitas desde seu lançamento, em 2016.
Essa terceira geração do sistema entrega melhorias significativas em eficiência, buscando oferecer até 15% de otimização da economia em velocidades mais altas - na comparação com o sistema atual, de segunda geração. Ele também vai entregar níveis menores de emissões e proporcionar uma experiência de condução mais sofisticada, com menos ruído e vibrações.
A tecnologia de condução 100% elétrica da Nissan usa um motor a gasolina de pequena capacidade e uma bateria de íons de lítio para alimentar um motor elétrico. Como o próprio motor elétrico alimenta as rodas, o resultado é uma experiência totalmente eletrificada, com aceleração potente e funcionamento silencioso.
Este avanço tem como foco a adoção de um novo motor de 1.5 litro para abastecer a bateria. Além disso, o novo sistema 5-em-1 compartilha componentes-chave com a mais recente motorização elétrica da Nissan.
A terceira geração do sistema e‐POWER vai estrear no SUV Qashqai na Europa no final do ano fiscal de 2025 (portanto no começo do ano que vem), seguido no ano fiscal de 2026 pela próxima geração do Rogue na América do Norte e por uma grande minivan para o mercado japonês.
Vem mais por aí
A Nissan ainda revelou os planos de lançamentos para várias regiões do mundo, como 10 produtos novos para EUA e Canadá (incluindo o novo Leaf, que chega primeiro por lá, e uma nova geração do Sentra); renovações dos produtos da Infiniti, a divisão de luxo da empresa; renovação de modelos-chave no Japão; e quatro modelos eletrificados pensados para a Europa, inclusive produzidos por lá, além do novo Micra.
Mas e no Brasil?
Para o mercado da América Latina, como a marca preferiu especificar, serão três novos produtos orientados para o mercado local: uma "picape robusta", um "SUV compacto com desenho estiloso" e um "sedã compacto".
A Nissan diz que tem como compromisso entregar a mais alta satisfação do cliente, impulsionar a sustentabilidade e melhorar sua performance comercial. Informações adicionais sobre cada novo produto, bem como novidades sobre outros modelos que a empresa pretende lançar até 2026, serão comunicadas próximo do início das vendas em cada mercado.