Nissan não terá mais uma picape anti-Toro baseada no Renault Niagara

Antes aguardada para 2027, picape inédita da Nissan seria baseada no novo Renault Niagara, mas a crise financeira da marca mudou os planos

1 abr 2025 - 12h43
(atualizado às 13h41)
Renault Niágara Concept
Renault Niágara Concept
Foto: Renault / Guia do Carro

A picape anti-Toro da Nissan parece ter subido no telhado de vez. Com a recente mudança estratégica da relação entre a Nissan e a Renault, o projeto da picape monobloco inédita baseada na futura Renault Niagara foi cancelado, ao menos na atual condição. A picape havia sido confirmada em um evento com jornalistas no Brasil em meados do ano passado, e tinha lançamento esperado para 2027.

A nova picape seria produzida na fábrica de Santa Isabel (Argentina), que produz atualmente o Nissan Frontier e que fará o novo Renault Niagara. No entanto, a montadora japonesa anunciou na última semana que vai concentrar a produção das picapes Frontier/Navara no México, encerrando a fabricação de carros na unidade da Argentina, que passará a fazer apenas os carros da Renault.

Publicidade
Renault Niágara Concept
Foto: Renault / Guia do Carro

Vale lembrar que a Nissan revelou na última semana alguns de seus próximos lançamentos, incluindo novas gerações dos modelos Micra, Leaf e Sentra, além de um teaser da nova Frontier, que não terá uma nova geração neste momento. No entanto, a nova picape com porte intermediário não foi mostrada ou citada em nenhum momento.

O motivo para o cancelamento seria o fato da Nissan querer mais independência da Renault. O novo acordo da Aliança Renault Nissan deve ser alterado para aumentar a flexibilidade de cada uma das duas empresas referente à sua participação cruzada, definindo a obrigação de mantê-la em 10% (em vez dos atuais 15% de participação).

Renault Niágara Concept
Foto: Renault / Guia do Carro

Apesar do parentesco com o novo Renault Niagara, a picape da Nissan teria design inédito. Ambas teriam muitos elementos em comum com a picape conceito Niagara, com exceção de alguns detalhes de estilo e acabamento. A plataforma da nova picape da Renault será a  base modular RGMP, a mesma utilizada pelo Kardian e pelo futuro SUV médio da marca, o Renault Boreal. 

Essa base é uma evolução da CMF-B do Sandero e Duster europeus, e suporta sistemas de eletrificação desde micro-híbridos até híbridos plug-in com tração integral ou dianteira. No interior, são esperados materiais de acabamento mais refinados. Sob o capô, o novo Renault Niagara deve contar com o atual 1.3 turbo de 163 cv, mas em versão flex e eletrificada. Para as variantes mais caras, é esperada inclusive uma opção híbrida plug-in com tração 4x4. 

Publicidade

Siga o Guia do Carro no YouTube

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se