A BYD segue na luta por revolucionar o setor da mobilidade eletrificada - a marca promete lançar no ano que vem um conjunto de baterias do tipo Blade ainda mais eficiente
A BYD confirmou que a nova geração das baterias Blade chega ao Brasil em 2025 - em todos os modelos da marca que já utilizam esse tipo de bateria. A informação é de Cao Shuang, diretor-gerente da BYD na Ásia, durante entrevista na COP29.
De acordo com Shuang, a nova bateria Blade é menor, mais segura e eficiente que a atual - e ainda poderá oferecer vida útil prolongada e maior alcance. Vale lembrar que a bateria Blade, lançada mundialmente em 2020, é uma das mais utilizadas em todo o mundo - está no Dolpgin Mini, Dolphin e Yuan Plus, citando só os carros da BYD, e também em modelos da Tesla, Toyota, Ford e do Grupo Kia-Hyundai.
A Blade é formada por química de fosfato de ferro-lítio (LFP), que é mais acessível e também mais segura do que as baterias tradicionais, que são feitas de íons de lítio.
A nova geração é uma aposta da BYD - segunda colocada no mercado global de baterias, com 16,4% de participação - de encostar ainda mais na CATL, hoje líder mundial no quesito, com 36,7% de share. Desse modo, a marca chinesa planeja competir com as baterias ultra tecnológicas e de carregamento rápido da CATL.
A BYD também planeja colocar a fábrica de Camaçari, na Bahia (a que era da Ford) em operação logo no começo de 2025. O SUV Song Pro será o primeiro produto a sair da fábrica baiana- já movido pelo conjunto híbrido-flex plug-in). Dolphin, Dolphin Mini e a picape Shark também devem ganhar produção nacional.