A nova geração do BMW Série 3 chegará em 2026 como uma reinvenção total do sedã mais popular da montadora alemã. Como se sabe, o novo Série 3 será baseado no conceito Neue Klasse, mas agora o site inglês CarBuyer fez projeções baseadas em fotos do carro camuflado em testes de estrada na Europa.
Em reportagem assinada por Tom Grumbell, CarBuyer afirma que o novo BMW Série 3 tem a missão de introduzir novas tecnologias híbridas e elétricas, mas também – e tão importante quanto – uma nova linguagem de design.
“As icônicas grades em forma de rim da BMW parecem ter crescido cada vez mais a cada novo modelo, mas as coisas podem mudar na direção oposta com o novo Série 3”, afirma o site inglês. “O par de grades centrais será substituído por uma lâmina fina, semelhante a uma máscara, apelidada de nariz de tubarão.”
O novo design Neue Klasse se inspira na linhagem de sedãs "New Class" da BMW das décadas de 1960 e 1970. Para o Série 3 a gasolina, essa máscara atuará como uma grade tradicional que fornece ar ao motor, enquanto os modelos elétricos podem apresentar uma versão oculta, abrigando vários sensores.
De qualquer forma, o carro deve dar adeus às grades gigantes, que sempre foram motivo de polêmica – embora nem tanto no Série 3, que manteve-se mais discreto do que o Série 4 e outros modelos da BMW lançados recentemente.
O interior será projetado em torno do princípio de "olhos na estrada, mãos no volante", que ditará o layout dos controles. No centro do design estará o novo software BMW iDrive e seu sistema "Panoramic Vision", que já vimos na Europa (Portugal) e é simplesmente espetacular.
Este novo layout trará os medidores tradicionais do motorista trocados por projeção na base do para-brisa. No carro-conceito, isso abrange toda a largura do para-brisa.
Segundo o CarBuyer, a BMW não abandonará a gasolina completamente para esta nova geração do Série 3 – o sedã a combustão continuará sendo vendido junto com um novo modelo EV. Espera-se um motor 2.0 como base apoiado por um sistema híbrido leve. Mas o motor 3.0 de 6 cilindros também deve ser mantido. O M340i deve mudar de nome para M350i.
O grande desafio será dotar o novo BMW Série 3 elétrico de uma nova arquitetura elétrica de 800 V, que permitirá velocidades de carregamento ultrarrápidas. Espera-se alcance extra de quase 300 km em apenas 10 minutos de carregamento. O alcance total deve chegar a 640 km no padrão WLTP, o que daria pelo menos 450 km no ciclo PBEV do Inmetro.
Com relação à variante esportiva, a potência máxima do BMW M3 elétrico pode ser estonteante, chegando a 1.000 kW, o que equivale a 1.360 cavalos. Mas, por enquanto, ainda há muita especulação em torno da nova geração de um dos carros mais admirados do mundo.