O crescimento do mercado de picapes mexeu com os brios da Toyota. A montadora japonesa já não se sente tão confortável apenas com a picape Hilux. Apesar da liderança no segmento C-Pick-up (médias), a Hilux tem sido atacada por todos os lados – e o fogo inimigo vai aumentar.
Por causa disso, a marca japonesa trabalha com duas opções. A mais provável é que a nova geração do Toyota Hilux (que será unificado com a picape Tacoma americana) tenha uma ou duas versões híbridas. A outra opção é simplesmente lançar o Toyota Tacoma no Brasil, uma vez que o modelo está registrado no INPI desde 2019.
O ataque contra a Hilux começou inicialmente por cima, com a chegada das picapes Ram. Enquanto eram apenas os modelos Ram 2500, Ram 1500 e Ram 3500 não era tão preocupante, mas agora a Ram anuncia que venderá também a 1500 Classic, que tem o porte da Hilux.
A GM também já anunciou que em breve lançará o Chevrolet Silverado, que é um modelo para ser posicionado acima da Hilux e da S10. Também haverá em breve uma nova picape Ram (talvez 1200) com a plataforma do Fiat Toro (carroceria monobloco), porém maior, o que será um ataque quase direto ao Toyota Hilux.
A próxima geração do Toyota Hilux será feita na plataforma TNGA-F, a mesma que será usada pelo novo Toyota Tacoma nos Estados Unidos. A grande vantagem dessa nova arquitetura é a possibilidade de eletrificar os modelos, compartilhando peças entre vários carros (para reduzir custos).
A Toyota terá com certeza uma picape com versões híbridas. A Toyota não revela se o sistema será PHEV (híbrido plug-in), HEV (híbrido completo como no RAV4 e Corolla Cross) ou MHEV (híbrido leve). O sistema pode ser usado na própria Hilux ou num modelo similar, com o nome Tacoma, num posicionamento superior.
De qualquer forma, o motor 2.8 turbo diesel será mantido, mesmo nas versões híbridas – o que será uma novidade tecnológica. A nova geração chega em 2023, inicialmente na Ásia e na Oceania.
O novo Toyota Hilux será produzido em Zárate, na Argentina, que também é um mercado importantíssimo para a marca japonesa. A produção deve começar em 2024, portanto ainda há tempo para a Toyota do Brasil decidir qual será o papel da picape Tacoma nessa estratégia, uma vez que Hilux e Tacoma serão iguais como nunca.